O que fazer em Londrina e região (incluindo a gostosa Rota do Café).

Me dei conta de que desde que comecei a escrever no blog, não mencionei nada sobre a cidade que conquistou meu coração: Londrina. É, eu amo Londrina! Por isso, é claro, que ela merece muitos posts aqui no Turistando Pelo Paraná.

IMG_2924.JPG
Lago Igapó II.

Quando criança, esse era o nosso principal destino de férias. Londrina, pra mim, era sinônimo de diversão e liberdade. Nós morávamos na grande São Paulo, em Carapicuíba, em um bairro que tinha os seus perigos. Com isso, éramos impedidos de brincar no térreo do prédio e muito menos na rua, portanto, a hora da brincadeira ao ar livre era apenas no momento de recreio da escola.

Imagine vir passar as férias, encontrar todos os primos, brincar na rua até tarde da noite e se divertir muito?  Só podia me apaixonar mesmo, porque afinal de contas, criança quer é brincar. Cresci achando que a vida em Londrina seria sempre assim…hahá.

Bom, tô contando toda essa história pra dizer que vivi por muito tempo na cidade, me sentindo turista e apesar de estar morando na região há mais de 20 anos ainda olho para ela com paixão.

Claro que não é perfeita (em nenhum sentido) e quando se fala em turismo então, deixa a desejar. Mas, ela tem seus encantos, entre eles, aquele ar de cidade pequena mas com cara de grande. Tem apenas 80 anos e é a segunda maior cidade do Paraná, com um pouco mais de 550 mil habitantes.

Para abrir os post sobre essa cidade que amo, vou listar pra você alguns lugares que acho que valem a pena a visita. O post vai ser dividido em algumas partes, se não vai virar um livro…hahá. Neste irei listar alguns passeios ao ar livre e opções de passeios da Rota do Café.

PASSEIOS AO AR LIVRE EM LONDRINA

1. Visitar o Jardim Botânico 

Embora as obras no Jardim Botânico não tenham sido finalizadas, ele ainda é uma boa opção de lazer tanto para moradores quanto para viajantes. É um lugar bonito, que precisa continuar recebendo investimentos para ficar ainda melhor.

Jardim Botânico de Londrina

Mesmo assim, gostamos muito de ir lá para fazer pique-nique, dar uma caminhada na beira do lago, e brincar um pouco com o Léo. Além disso, tem uma trilha ecológica de aproximadamente 1 km que percorre uma mata nativa (nós ainda não fizemos).

Jardim Botânico de lOndrina

O local tem banheiros improvisados e um bebedouro, ambos bem “mequetrefes” (mas, tem alguma coisa).

Pelo menos nos fins de semana, na entrada do Jardim Botânico sempre tem algum ambulante vendendo água, caldo de cana, sorvete, ou algum outro item para consumo, não tenho certeza se isso acontece durante a semana também.

Não esqueça do repelente!

Endereço: Av dos Expedicionários, n° 200.

Funciona de quarta à domingo das 9:00 às 19:00.

preco-com-simbolo-do-dolar_318-77331 gratuito.

2. Lago Igapó I e II

O Lago Igapó corta vários pontos da cidade e é um de seus cartões postais. Embora, não seja um lugar perfeito, é sim muito bonito em muitas de suas partes, principalmente no Igapó I e II. Em nossas férias na cidade, quando criança, era o lugar que eu mais gostava de ir passear. É um local bastante agradável, arborizado e com uma bela paisagem.

Igapó Londrina Paraná

O Igapó II é bastante frequentado pelos londrinenses para a prática de caminhada. Pra quem quer apenas turistar, dá pra sentar na beira do lago, tomar caldo de cana, suco e outras coisinhas mais ou simplesmente contemplar a vista.

IMG_2918.JPG

Lembre-se de levar repelente, porque os borrachudos e pernilongos não dão trégua. Uma dica é ir de calças cumpridas.

preco-com-simbolo-do-dolar_318-77331 gratuito.

3. Passar a tarde no aterro do Igapó II

Aterro Lago Igapó II Paraná

Aqui não há o que ver, mas é um espaço bem gostoso para brincar ao ar livre com as crianças ou até mesmo com os amigos. Dá até pra jogar vôlei de praia, um futebolzinho, ou soltar pipa com a criançada. Além de ser um local bacana também para fazer um pique-nique. Por lá você também vai encontrar algum ambulante vendendo caldo de cana e água.

Não tem banheiro, nem químico, a não ser que esteja ocorrendo algum evento (o local é palco de vários).

Aqui o repelente também é indispensável.

preco-com-simbolo-do-dolar_318-77331 gratuito

ROTA DO CAFÉ SEM SAIR DE LONDRINA

A Rota do Café é um dos atrativos turísticos do Norte do Paraná e muitas das atrações ficam em cidades próximas à Londrina. Mas, você pode curtir um pouquinho da Rota sem ter que pegar a estrada.

4. Visitar o museu histórico de Londrina

museu Histórico de Londrina

Para quem quer conhecer melhor a cidade o museu é um passeio indispensável, que fica na antiga estação ferroviária da cidade. É uma construção linda e histórica. Cartão postal, mesmo! Sempre achei lindo o prédio que fica no centro da cidade. Quando criança, toda vez que passávamos em frente ao museu eu ficava contemplando-o pela janela do carro, e imaginando como era lá dentro. Mas, só fui visitá-lo há pouco tempo. Falta de vergonha na cara não ir ao museu da cidade que ama…rsrs.

Nunca é tarde, então, fui com e sem o Léo (meu filho com cinco anos na época). E amei o passeio! Sugiro fazer uma visita guiada para ter maior proveito, já que o acervo não é tão grande. Para isso é só ligar no museu e agendar com os responsáveis.

Fone: (43) 3323 – 0082

Endereço: R. Benjamin Constant, 900 – Centro

Funciona de terça à sexta das 9:00 às 17:30 e de sábado e domingo das 9:00 às 17:00.

preco-com-simbolo-do-dolar_318-77331 gratuito

5. Tomar um café da tarde em uma das cafeterias da Rota do Café como no Armazém Café.

Armazém Café em Londrina Paraná

Claro que na Rota do Café não poderia deixar de haver locais para degustar a querida bebida brasileira. O Armazém Café é uma das cafeterias da cidade que faz parte da Rota. O lugar é aconchegante e serve diversas delícias. Só indo para saber. Cada vez que vou lá faço um pedido diferente. Na última vez que fui comi uma empanada de ricota e tomate seco. Tava uma delícia!!

E pra quem quer provar algum café produzido na região, as vezes servem o da Fazenda Palmeira. Além disso, de vez enquanto acontecem eventos especiais, como palestras e oficinas com participações de baristas qualificados. Eu nunca consegui participar de uma, mas ainda vou… 🙂 . Para ficar por dentro dos eventos e ter mais informações sobre o local, siga a página do Facebook deles.

Endereço:  R. Belo Horizonte, 701 – Centro, Londrina.

Funciona de segunda à sábado das 10:00 às 19:00 e no domingo das 14:00 às 19:00.

ROTA DO CAFÉ BEM PERTINHO DE LONDRINA

6. Vinícola Casa Müller em Cambé

vinicola casa Müller Rota do Café

A Vinícola Casa Müller fica bem pertinho de Londrina, na cidade vizinha, em Cambé. Visitamos o local com um grupo familiar e o proprietário nos guiou em uma pequena trilha de mata remanescente, contando algumas peculiaridades da região e também a história da propriedade.

Também visitamos a plantação de morangos em que é possível colher e pagar, se for época de colheita. Nós não demos sorte, pois no dia que fomos, não tinha morangos maduros o suficiente para comprarmos, pois um grupo grande havia visitado a propriedade mais cedo.  #chateada… 🙂

Vinicola Casa Müller Rota do Café

Depois, degustamos os vinhos e tomamos suco de morango, que estava delicioso. Por fim, visitamos a vinícola, onde ficam os produtos produzidos por eles: vinhos, licores e sucos. A minha sugestão é comprar o licor de café e ou chocolate com pimenta.

Vinícola Casa Müller Rota do Café

Esse passeio dura em torno de uma hora e meia. O atendimento é muito simpático (feito pelo casal de proprietários) e é um dos destaques da visita. Para conhecer o local é preciso agendar com no mínimo um dia de antecedência.

Telefone: (43) 9991-9782

Endereço: Rod. Carlos João Strass, Cambé.

preco-com-simbolo-do-dolar_318-77331 Pagamos R$ 25,00 por pessoa, incluindo a trilha ecológica, a degustação de vinhos e suco de morango. Consulte o valor para crianças.

7. Café Colonial na Chácara Marabu em Rolândia

A Chácara Marabu é outro lugar agradável para fazer um passeio rural, pois conta com um espaço aconchegante e proporciona uma experiência simples, mas relaxante em meio a natureza.

Chácara Marabu próximo a Londrina.
Foto: Mere Lima

Fomos em um grupo de aproximadamente 10 pessoas para tomar um café colonial. Mas, antes do café fizemos uma pequena trilha pela mata remanescente com a condução do proprietário, o Adrian, que é muito simpático e atencioso. Além disso, conhecemos um pouco mais da propriedade, inclusive os locais para dormir que a chácara oferece. Foi uma tarde deliciosa em todos os sentidos… hahá.

Chácara Marabu pertinho de Londrina.
Foto: Mere Lima

O café colonial servido estava muito bom! Com opções de pratos salgados, doces, pães, queijo, sucos, chá, café e os divinos patês e geleias que são produzidos lá mesmo. Aliás, você pode comprar pra levar pra casa. Ebaaa! Gosto de vários sabores de patês, mas um dos meus preferidos é o indiano.

Chácara Marabu Rota do Café Rolândia

Para visitar é necessário agendar com antecedência. Eles recebem apenas grupos com no mínimo dez pessoas. Só tô esperando juntar um grupo pra ir lá novamente. Aí quero fazer um post exclusivo para contar com mais detalhes sobre esse lugar que é um recanto de paz e delícias! Quem se habilita a ir comigo?? 🙂

A boa notícia, é que de tempos em tempos eles promovem eventos para receber os visitantes. Para saber quando os portões da chácara estão abertos é preciso ficar atento ao facebook deles, aqui.

Endereço: Rua Francisco Rodrigues Alves.

Telefone: (43) 3256-9255


 

Bom, a listinha sobre Londrina fica por aqui. Espero que tenha gostado e que seja útil para você.

Se você conhece bem Londrina, comenta no blog, qual o lugar que mais gosta de frequentar.

Se você é da cidade e gostou do post compartilha com os amigos de fora, quem sabe eles resolvem vir te visitar… 🙂

Até a próxima!

Keila Kubo

 

Onde dormir em Londrina?

Se você quiser buscar opções de hospedagem em Londrina, pode usar a caixinha de pesquisa da Booking.com abaixo. Se você fizer alguma reserva através de nossos links, estará ajudando o blog a continuar produzindo novos conteúdos, pois receberemos uma pequena comissão. Mas, você não paga nada a mais por isso:


Booking.com

 

LEIA MAIS

Cinco lugares, perto de Londrina, para curtir nos próximos feriados.

10 passeios que você pode fazer em Sapopema

Pedacinho da Itália em Bandeirantes: o Castelo La Dorni.

Dica de roteiro para turistar na região Norte Pioneiro do Paraná: perto de Londrina.

Turismo rural perto de Londrina: o que fazer, onde dormir e comer em Sapopema.

Dica de lugar para comer em Cambé, cidade vizinha à Londrina: Lá No Fundo Restaurante

3 comentários em “O que fazer em Londrina e região (incluindo a gostosa Rota do Café).

  1. Estava tentando ligar na Pousada Marabú pelo números de telefones das redes sociais deles, nenhum deu certo. Aí, lembrei desse blog, super atualizado e consegui contatar a pousada, obrigada!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo