Dica de roteiro, perto de Londrina, para turistar na região Norte Pioneiro do Paraná.

As vezes a gente tem um sábado livre ou um feriado em dia de semana e não sabe bem o que fazer pra aproveitar de uma maneira diferente da que estamos habituados. Nós aqui de casa, quando não saímos da cidade, vamos ao shopping, ao cinema ou procuramos um lugar diferente para comer (quem não?).

Claro que, felizmente, Londrina tem outras opções de lazer também. Mas, e quando dá vontade de sair da cidade? Pra onde ir? Aqui no blog já tem algumas dicas que você pode aproveitar. Neste post, vamos incrementar essas opções com um roteirinho de um dia, em lugares que eu amei conhecer, por isso vou compartilhar com você.

O ponto de partida é Londrina, mas você que mora nas cidades da região, pode aproveitar também, fazendo as adaptações necessárias.

Esse passeio foi feito junto com um grupo de amigos e familiares. Inclusive alguns lugares que fomos foi sugestão de uma das amigas presentes. Foi muito bacana! Pena que eu estava com uma pequena fratura e não pude aproveitar tudo da melhor maneira. Mas, mesmo assim me diverti e recomendo o passeio.

1) Museu de História Natural de Cornélio Procópio

Saímos de Londrina, com nossa “caravana”, por volta de 9h00 em direção à Cornélio Procópio. Nossa primeira parada foi no Museu de História Natural Mozart de Oliveira Vallin.museu_de_história_natural_CornélioO museu conta com um ótimo acervo de animais empalhados por meio do sistema de taxidermia. Lá a gente pode ver diversos animais da fauna brasileira e ainda de outros lugares do mundo também. O passeio é interessante tanto para crianças quanto para adultos.

IMG_7290
O museu foi inaugurado em 2002. Os animais expostos são doações de zoológicos ou estavam em poder de caçadores e foram apreendidos pelo IBAMA e doados ao museu. Todos foram taxidermizados pelo professor João Galdino.

Fica na antiga estação de trem da cidade e funciona de segunda das 8h00 às 14h00. Nós fomos em um dia que era feriado municipal em Londrina, então conseguimos visitá-lo. A entrada é gratuita e a nossa visita durou em torno de 1 hora e meia.

museu_de_historia_natural_cornelio_procopio
Turistando pelos cantinhos do Norte Paranaense com queridos amigos e familiares.

Endereço: Estrada da Margem de Ferro, 336 – Centro.

2) Monumento Cristo Rei

Cristo_rei_Cornelio_procopioDepois da visita ao museu não podíamos deixar de ir ao principal ponto turístico de Cornélio Procópio: o Monumento Cristo Rei. Olha que já havia passado várias vezes por Cornélio e ouvido falar sobre o Cristo, mas nunca havia ido lá. Sabem o que pensei? Que havia perdido de não ter ido antes.Cristo_de_cornelio_procopioAlém do monumento, tem um mirante com uma bela paisagem, uma praça muito bem cuidada e um parquinho bacana para a criançada se divertir. Vale a pena dar uma passada por lá, principalmente se for em dia de semana. Parece que nos fins de semana o lugar é bastante frequentado pelos locais, aí fica mais concorrido.

parquinho_praça_monumento_cristo_rei
Parte do chão do parquinho é revestido com material especial que evita ralados nas crianças, em casos de quedas.

O melhor é não ter que pagar nada, pois é um espaço público. :))

Endereço: Praça Alto do Cristo Rei, 165.

3) Almoço no Restaurante Dona Francisca

Ficamos por um tempo ali no Monumento Cristo Rei e logo a fome chegou. Fomos almoçar em um restaurante muito charmoso e que tinha uma comida bem gostosa. dona francisca_cornélio procopio_parana.jpgCada dia da semana eles tem um cardápio diferente (comida árabe, oriental, mineira, etc) para almoço que é servido no sistema self-service. No dia que fomos o tema era comida italiana e tudo o que experimentei estava muito saboroso. Destaque para o conchiglione de frango, delicioso!

Passando pela região, ali é uma ótima opção de lugar para almoçar. Se quiser mais informações, é possível acessar o facebook deles, clicando aquiIMG_7381O valor do quilo é de R$ 24,99 durante a semana e no fim de semana R$ 39,90. O restaurante funciona no horário de almoço a partir das 11h00 em todos os dias. E também, à noite de terça a sábado das 18h00 às 23h00 e servem algumas porções e pratos prontos.

Endereço: Av. Alberto Carazzai, 1334.

4) Fazenda Palmeira em Santa Mariana

Por volta de 13h30 pegamos a estrada em direção a cidade de Santa Mariana para visitar a Fazenda Palmeira. Em abril estivemos lá, apenas eu, o marido e o filhão (se não viu ainda, clique aqui). Dessa vez fomos com os amigos e familiares para aproveitar a época de colheita e vivenciar ainda mais esse passeio incrível da Rota do Café.

colheita_FAzenda_palmeira_visita
A época da colheita na fazenda é de maio à agosto. Durante a visita fomos convidados a experimentar a prática de colher o café. Foto: Marcelo Silveira.

Como eu estava impossibilitada de andar, não consegui acompanhar todas as fases do passeio. Mas, o pessoal curtiu muito. E saiu de lá tão maravilhado quanto eu, da primeira vez que fui. Claro que dei um jeitinho de aproveitar um pouco também.

colheita_fazenda_palmeira
Depois de colher o café, fomos convidados à abaná-los. Pela minha expressão dá para perceber que o esforço e a dificuldades são grandes. Todos quiseram experimentar essa vivência.
colheita_fazenda_palmeira_café
A criançada unida separando as folhas dos frutos. Foto: Marcelo Silveira.
Torra_do_café_Terreiro+Fazenda_palmeira
Outra vivência é realizada no terreiro onde o café passa pelo processo de torra.

Depois de toda a experiência na plantação e terreiro, tivemos um delicioso café rural que foi servido na antiga escola da fazenda. Um cantinho encantador, que nós não havíamos conhecido em nossa primeira ida pra lá. Claro que desta parte eu aproveitei cada segundo… 🙂

Cada detalhe é cativante. Cada conversa é instrutiva e apaixonante. E cada alimento ingerido foi uma explosão de sabores. Mais uma vez saí da Fazenda Palmeira com vontade de voltar.

Depois de todo o passeio, se você quiser, ainda dá para levar pra casa o delicioso café produzido na fazenda. café_da_fazenda_palmeiraSanta Mariana fica há 15 km de Cornélio Procópio e acrescentando o trajeto da cidade até a fazenda (10 km de estrada de terra) o percurso durará em torno de 45 minutos.

Consulte os valores e endereço diretamente com a dona Cornélia pelo email: cornelia.norbert@gmail.com. Lembre-se de agendar com antecedência a sua visita. Recomendo a leitura do artigo sobre esse passeio com detalhes importantes que devem ser considerados (aqui).

Depois que terminamos o momento do café rural pegamos a estrada e voltamos para Londrina.

5) Vinícola La Dorni

Castelo_La_Dorni_Eduardo_Neri
A vinícola não abre para o público no período da noite, porém eles alugam o espaço para eventos como casamentos e formaturas. Essa linda imagem foi cedida pelo fotógrafo Eduardo Neri (se quiser saber mais sobre o trabalho dele clique aqui.)

A vinícola fica em um charmoso Castelo e você pode ler como foi nossa visita lá, clicando aqui. É situada em Bandeirantes que está há apenas 20 km de Santa Mariana.

Incluí a vinícola nesta lista, para que você tenha mais uma opção de lugar para visitar. Quando fomos pra lá na primeira vez, não associamos nosso passeio a mais nada. Mas, você pode fazer isso tranquilamente, já que a visita não dura muito tempo.castelo_la-Dorni_bandeirantes_paraná.jpg

Há diversas possibilidades:

Sendo sábado: Visitar a vinícola de manhã e a Fazenda Palmeira à tarde.

Sendo um dia de semana: Visitar o Museu de História Natural Mozart de Oliveira Vallin de manhã, depois o monumento Cristo Rei, almoçar no restaurante Dona Francisca, e à tarde visitar a Vinícola La Dorni.

São apenas sugestões que você pode adaptar a sua realidade.

Espero que tenha gostado deste post. Siga – nos nas redes sociais e compartilhe com os amigos. Quem sabe vocês podem fazer uma caravana, como nós fizemos. Fica ainda mais divertido!

Se tiver alguma dúvida, escreva nos comentários que responderemos.

Obrigada por nos acompanhar!

Até a próxima!

Keila Kubo

 

 

2 comentários Adicione o seu

  1. Fernanda Frasson disse:

    Amei os passeios!! Além de muito gostosos pra fazer em grupo, achei tranquilo pra fazer grávida e com os filhotes de 7 e 2 anos!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Muito bom mesmo, Fer! 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s