Norte Pioneiro Regiões Rota do Café Rotas Santa Mariana

Rota do Café: uma experiência incrível na Fazenda Palmeira.

A Rota do Café nos reserva muitas atrações interessantes, e a Fazenda Palmeira é uma delas.

Se você pudesse imaginar o que eu sinto quando vou compartilhar alguma experiência de viagem ou passeio com você, certamente seria muito mais fácil escrever…rsrs…É muita alegria, euforia, vontade de que você possa se sentir junto comigo, e que possa conhecer o lugar e tenha uma experiência tão boa quanto a que tivemos.

Dito isso, gostaria de contar pra você de um lugar que não imaginava que fosse apreciar e admirar tanto. Esse lugar fica em Santa Mariana, uma cidadezinha do norte do Paraná, que fica a aproximadamente 80 km de Londrina.Fazenda Palmeira_santa Mariana_Rota do Café

Nessa cidade tem uma fazenda produtora de café, a Fazenda Palmeira, em plena atividade, e que recebe visitantes para conhecer bem de pertinho o processo de plantação e colheita do café. Além de café, a fazenda também produz outros grãos e cria gado de recria.

IMG_2130

O passeio à fazenda faz parte da Rota do Café. Uma rota que foi criada para valorizar e incentivar o turismo no Norte do Paraná. A Rota tem diversos passeios interessantes, e eu tenho me apaixonado por cada um deles. O passeio mais recente foi na Fazenda, por isso, quero compartilhar com você essa experiência que está bem fresquinha na memória, mas que já guarda um gostinho de saudade… rsrs….a grande vantagem é que fica relativamente perto de Londrina, então, não será tão difícil voltar….hehehe.

2

COMO É O PASSEIO NA FAZENDA PALMEIRA? 

Na visita você poderá ter contato com a plantação de diversos tipos de café em diferentes fases de maturação. A dona Cornélia foi muito didática em explicar para nós adultos e para o nosso pequeno sobre cada uma dessas fases. E conseguiu cativar nosso menininho com suas explicações e brincadeiras, que nos divertiram muito.

IMG_2184

Além disso, você ainda poderá conhecer as formas de colheita, de secagem, separação e armazenamento dos grãos. Ainda, terá a oportunidade de degustar um café suíço delicioso. Tudo fresquinho feito lá na fazenda mesmo, ou comprado de algum produtor próximo.

IMG_2133

Depois de conhecer (teoricamente) um pouco sobre o que é um café bom de verdade, foi muito gostoso poder experimentar e saborear o café feitinho ali na hora e viver a experiência de tomar café sem açúcar. Não imaginava que isso seria possível de verdade, mas foi e gostei.

IMG_2253

Acredito que tomar sempre o café sem açúcar seja um hábito, mas se tornaria um hábito se pudesse tomar um bom café. E pra você entender do que eu estou falando (se você já não entender), você precisa fazer a visita na Fazenda, porque a dona Cornélia vai te explicar tudo direitinho. Não vejo graça de contar pra você o que seria um bom café, pois vai ser muito mais interessante você descobrir isso, lá. Além do café, propriamente dito, foram servidos pães, bolo, geleias, queijo e sucos. Uma delícia!

IMG_2232

Você pode fazer o passeio com grupo de amigos ou familiares. Dessa vez fomos apenas nós três aqui de casa. Durante a semana, agendei com a proprietária da fazenda para irmos lá, em um sábado. A visita durou em torno de 3h. Foi incrível! Voltei de lá com uma visão totalmente diferente da que tinha sobre o café. A dona Cornélia, foi muito simpática com a gente e nos encantou com seu jeitinho cheio de amor pelo que faz. Ela exalou amor pelo café e pela fazenda. E fez a gente apreciar e valorizar o café como nunca havíamos feito.

IMG_2247

COMO FAZER A VISITA?

Para visitar a Fazenda Palmeira você precisa agendar com antecedência. Como disse antes, lá é uma fazenda produtora, que dedica muito (sua principal atividade) do seu tempo a isso. Mas, recebe com alegria, carinho e muita dedicação os visitantes interessados em conhecer um pouco dessa produção. Para isso, eles precisam se preparar para recebê-los, daí a necessidade de agendamento.

IMG_2214

Existem duas maneiras de agendar essa visita. Uma é pela própria rota do café, que tem alguns roteiros prontos, onde o turista compra um pacote em que está incluída a visita na Fazenda Palmeira. Tem duas agências de turismo credenciadas que fazem esses roteiros. Eu indico a KTS Turismo, pois foi a que respondeu meu e-mail e me passou informações quando eu tive interesse em outro momento.

IMG_2188

A outra possibilidade (e foi essa a nossa opção) é entrar em contato diretamente com a fazenda e combinar o passeio. Isso pode ser feito por e-mail: cornelia.norbert@gmail.com. Ao enviar e-mail para a Fazenda, a dona Cornélia nos enviou uma resposta com informações e preços para pagar de acordo com a quantidade de pessoas que iriam fazer a visita. Nós pagamos R$ 60,00 por pessoa, o nosso pequeno não pagou (consulte até qual idade é isento o pagamento). Se o grupo for maior o preço fica mais em conta.

Rota do Café_Paraná_Ribeirão Claro
Esse foi eleito o lugar de reflexão pela Dona Cornélia. Uma árvore que parece estar com seus dedos abençoando aqueles que se sentam embaixo de sua sombra.

COMO CHEGAR A FAZENDA PALMEIRA?

Para chegar até a Fazenda Palmeira, você deverá pegar a BR 369, a rodovia que liga Londrina à Ourinhos. Quando chegar no trevo da cidade de Santa Mariana, entre na cidade que estará à esquerda. O GPS não está conduzindo até a Fazenda, então, é preciso pedir instruções para chegar lá, diretamente com a dona Cornélia, que te enviará um mapa e se necessário passará outras informações. Nós conseguimos chegar, apesar de alguns desentendimentos que fizeram parte da aventura…rsrs.

Uma dica é ir visitar a fazenda no período entre maio e agosto, que é quando acontece a colheita. Assim, a vivência fica ainda mais interessante, pois os visitantes são convidados a por a mão na massa. É claro que voltaremos em breve, pois quero muito desfrutar dessa experiência também.

DICA EXTRA

Outra dica: se você quiser experimentar o café que é produzido na fazenda, aqui em Londrina é possível fazer isso, aqui no O Armazém Café. Não é sempre que tem os grãos colhidos na Fazenda Palmeira, mas nós tivemos esse privilégio recentemente. É claro que lá, você poderá experimentar muitos outros grãos de outros produtores brasileiros, além de outras delícias que são servidas. Aliás, o Armazém Café é mais uma das atrações de Rota do Café, que vale a visita e quem sabe até a frequência…rsrs.

cafe e panini

Espero que aproveite essa dica. Em breve postarei mais lugares que fazem parte da Rota do Café. Se você gostou desse post, curte e compartilhe com os amigos que você quer levar para passear também…rsrs.

E siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades.

Até a próxima!!

Keila Kubo

____________________________________________________________________________________________

LEIA MAIS

Um passeio diferente e curioso na cidade de Bandeirantes – Hotel Yara

O que fazer em Londrina e região.

Cinco lugares, perto de Londrina, para curtir nos próximos feriados.

Turismo rural perto de Londrina: o que fazer, onde dormir e comer em Sapopema.

 

Anúncios

0 comentário em “Rota do Café: uma experiência incrível na Fazenda Palmeira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: