17 passeios que você pode fazer em Sapopema

Sapopema é uma pequena cidade do interior do Paraná que tem sido procurada por aventureiros interessados em conhecer o Pico Agudo. Porém, o turismo por lá, vai muito além desse que realmente é um lugar incrível!

Pico Agudo
Uma das belas visões do Pico Agudo.

A infraestrutura turística de Sapopema ainda é bem simples, mas a verdade é que a região é cheia de encantos naturais que valem a pena a visita. Sem contar as opções de locais para curtir a vida no campo e se deliciar com a culinária rural.

Neste post você vai encontrar uma lista de 17 sugestões do que fazer em Sapopema. Lembrando que existem outros passeios além desses, porém reuni o que pude conhecer junto com minha família.

O turismo na cidade funciona mais aos fins de semana e feriados nacionais. A maioria dos locais que recebem visitas não tem o turismo como principal atividade econômica, por isso, nem sempre estão disponíveis para receber as pessoas.

Portanto, uma dica muito importante, é não sair de casa antes de entrar em contato com os proprietários ou prestadores de serviços da cidade.

Além dos contatos que deixei em cada uma das opções, você também pode falar com o pessoal da Secretaria de Turismo da cidade: (43) 35481018. Outro detalhe é que na Zona Rural de Sapopema apenas o WhatSapp funciona bem.

Este post tem sido atualizado conforme temos retornado à cidade ou conforme ficamos sabendo de alguma alteração. Nesta última atualização separei os lugares por bairros ou por proximidades de lugares importantes.

**Post atualizado em 10/10/2020

TODAS AS OPÇÕES A SEGUIR FICAM EM BAIRROS PRÓXIMOS AO PICO AGUDO

1) SE AVENTURAR NA TRILHA DO PICO AGUDO EM SAPOPEMA

Como o Pico Agudo é o queridinho da região de Sapopema, portanto, vamos começar o listão com ele. Claro que ele não poderia ficar de fora dessa lista.

Pra quem gosta de uma aventura mais pesada, certamente, é uma ótima opção.

Pico Agudo em Sapopema
Pico Agudo.

2) VISITAR AO SALTO LAMBARI

O Salto Lambari fica no Bairro Lambari na Fazenda Primor. Essa cachoeira fica no caminho para o Pico Agudo, portanto, dá pra aproveitar e fazer os dois passeios no mesmo dia. Isso se você subir o Pico bem cedinho.

Salto Lambari em Sapopema.

A trilha para o Saltinho tem em torno de 1000 metros. A única dificuldade é no final que tem um pouco de inclinação e é preciso o auxílio de corda.

Nós, por exemplo, estávamos com uma criança de 5 e uma senhora de 66 anos e conseguimos descer e subir bem. Claro que tudo com muito cuidado.

A caminhada para chegar ao saltinho foi mais lenta, mas o retorno levou em torno de 20 minuto apenas.

Parte da antiga trilha do Salto Lambari.

O Salto é pequeno, mas muito bonito e tem um poço fundo (aproximadamente 6 metros) de águas cristalinas. Amei!!!  Muito gostoso para nadar!

Até as crianças podem brincar, pois tem uma parte rasinha com pedrinhas no fundo (que não doem os pés). É claro que tem que ficar de olho o tempo todo porque a parte rasa é próxima da profunda. Mas, dá para os pequenos brincarem bastante.

Salto Lambari em Sapopema
Piscina natural do Salto Lambari.

Sempre é bom lembrar que você só deve entrar na parte funda se souber nadar bem e estiver com o condicionamento físico em dia. A piscina natural é extensa, a água é gelada e o gasto energético vai ser grande. Então, há perigo de afogamento em caso de cansaço, já que não tem salva vidas por perto.

**Atualização 07/05/2019: a trilha passou por melhorias. Não chegamos a ir pra lá conferir. Mas, a Mariana (MaryTurismo Sapopema) comentou que está bem mais acessível, agora.

Assista ao vídeo sobre nossa visita ao Salto Lambari.

3) CONTEMPLAR E/OU SE REFRESCAR NA CACHOEIRA BELA VISTA

A cachoeira Bela Vista (antiga Zé Pretinho) também fica no Assentamento São Luiz II.  A trilha de acesso tem em torno de 300 metros dentro da mata fechada. É uma trilha fácil, mas exige alguns cuidados, pois seu início é no alto do paredão lateral da cachoeira.

Cachoeira Bela Vista em Sapopema
Cachoeira Bela Vista.

É possível fazer a trilha com crianças, mas de mãos dadas o tempo todo. A cachoeira é linda e tem um poço fundo que é próprio para banho (para quem sabe nadar).

Quem não sabe ou não quer se aventurar pelas águas escuras, pode aproveitar um pouquinho o riacho que fica um pouco mais abaixo da cachoeira.

Não tem banheiro no local, nem lugar para comprar água ou lanche. Então lembre-se de levar alguma coisa para o seu consumo, principalmente se estiver com crianças.

4) VISITAR A CACHOEIRA FRANÇA

Mais uma opção de cachoeira que conhecemos em Sapopema e que fica relativamente próxima ao Pico Agudo é a Cachoeira França.

A trilha para cachoeira tem cerca de 300 metros. Apesar da curta distância, apresenta certa dificuldade, já que é bem inclinada e escorregadia. Acho que não são todas as pessoas que conseguem descer devido a esse fator.

Cachoeira França em Sapopema
Aproveitando o frescor proporcionado pela mata e pela Cachoeira França.

Pessoas mais acostumadas a fazer trilhas e que adoram um desafio, vão amar. Por outro lado, pessoas com algum tipo de dificuldade de locomoção ou com pouco espírito aventureiro possivelmente sentirão muito desconforto.

O Léo (meu filho com 6 anos na época) gostou bastante, por conta de todo o desafio. Eu senti cansaço no retorno, mas como a trilha é curta foi bem tranquilo.

Em alguns trechos precisávamos nos apoiar em cordas que estavam bem velhinhas. Então, tome cuidado se ao descer, precisar se apoiar nelas.

Quando visitamos a cachoeira estava com pouca água, devido a seca, mas mesmo assim deu pra perceber toda a sua beleza. Os paredões e pedras ao seu redor estavam bem preservados e com muitas plantas. Muito lindo!

A cachoeira possui um pequena piscina natural bem rasinha e com águas cristalinas que ficam turvas quando alguém toca o seu solo.

Por isso, pode ser considerado um lugar bem tranquilo para ficar com crianças. A única dificuldade é chegar até lá. Espero que eles melhorem a trilha facilitando o acesso ao local (eles tem essa intenção).

Cachoeira França em Sapopema
Lanchonete da Cachoeira França.

No início da trilha tem banheiros e uma pequena lanchonete. Nós comemos coxinha, alfajor e compramos um pão caseiro para levar pra casa. Tudo o que consumimos por lá estava uma delícia, mas preciso falar que, o pão caseiro estava divino, super macio e saboroso.

TODAS AS OPÇÕES A SEGUIR FICAM NO BAIRRO VIDA NOVA

5) TOMAR UM CAFÉ RURAL NA FAZENDA ABAETÉ EM SAPOPEMA

Sapopema não é só feita de aventura, mas tem também boa gastronomia. A Fazenda Abaeté é uma ótima opção para tomar um café fresquinho com produtos naturais e preparados com muito capricho. Mas, é preciso agendar com antecedência e estar em grupo com no mínimo 6 pessoas.

Contato para falar com a Sandra: (14) 98167-2187 – apenas WhatSapp.

Café rural em sapopema
Café rural na Fazenda Abaeté.

Assista ao vídeo de uma de nossas experiências por lá:

6) VISITAR A CASA DE PEDRA

A Casa de Pedra é um sítio arqueológico que fica no Bairro Vida Nova. O Acesso não é tão fácil, mas é um ótimo lugar para se refrescar se estiver muito calor. O riacho que fica às margens da Casa de Pedra tem águas tranquilas e rasas.

Casa de Pedras em Sapopema
Casa de Pedras em Sapopema.

**Para fazer esse passeio você deve contatar o pessoal do Sítio Mathias – (43) 98405-7027.

7) CURTIR A ROTA SABORES DA TERRA EM SAPOPEMA

A Rota Sabores da Terra fica no bairro Vida Nova da cidade. Por lá, você poderá ter diversas vivências rurais e comer muitas delícias. 

Na Rota Sabores da Terra você poderá fazer três refeições em propriedades diferentes: café da manhã, almoço e café da tarde. Entre uma refeição e outra você conhece as propriedades, faz caminhadas e observa os animais. Certamente, terá um dia muito agradável depois de toda essa combinação.

Para fazer essa rota é preciso agendar diretamente com a guia responsável, a Mariana. Entre em contato com ela, clicando aqui para ser direcionado ao WhatsApp. 

Assista ao vídeo no IGTV sobre nossa experiência nessa Rota, clique aqui.

8) ASSISTIR A REVOADA DAS GARÇAS NO SÍTIO RECANTO DAS ÁGUAS

Revoada das Garças em Sapopema
Revoada das Garças em Sapopema.

O Sítio Recanto das Águas também fica no Bairro Vida Nova de Sapopema, próximo à Fazenda Abaetê. Por lá, é possível assistir a revoada de diversas Garças. É um espetáculo da natureza!! Muito lindo de ver!

Revoada das Garças em Sapopema
Muitas garças no Recanto das Águas em Sapopema.

Entretanto, esse passeio não acontece o ano todo. A revoada das Garças normalmente ocorre entre os meses de setembro e fevereiro. A partir de fevereiro os pássaros começam a migrar para regiões mais quentes.

Nós tivemos o privilégio de assistir esse espetáculo em abril, fenômeno que nunca havia acontecido antes. Além das garças, lá tem também diversas capivaras que podem ser observadas.

Revoada das Garças em Sapopema
Contemplando a revoada das garças.

Agora os turistas podem observar as garças e também as capivaras que habitam a propriedade, sentados em bancos de madeira que ficam na beira da lagoa. Amei a iniciativa da Raquel!

Contato: (43) 98721976 (WhatSapp).

Assista ao vídeo de nossa experiência em alguns dos locais que pudemos vivenciar um pouco do turismo rural de Sapopema.

9) COMPRAR QUEIJOS E DOCES CASEIROS

Uma das coisas mais gostosas de viajar é comer…ahaha. Certamente, que trazer um pouquinho da viagem com a gente também é bom demais. Tanto a Fazenda Abaeté quanto o Sítio do Mathias oferecem delícias pra gente comprar.

Geleias em Sapopema
Geleia fresquinha do Sítio Mathias.

Entre em contato com eles para encomendar ou reservar.

Fazenda Abaeté: (14)  98167-2187/ Sítio do Matias: (43) 99814-8826 – (WhatSapp).

10) ANDAR À CAVALO EM UM DOS SÍTIOS DA REGIÃO.

Uma das coisas que o Léo mais gostou de fazer em Sapopema foi andar à cavalo. Pagando um valor super justo dá pra passar um tempo com a criançada andando à cavalo.

Nós fizemos passeio à cavalo no sítio do Mathias (foto à direita) que fica no bairro Vida Nova e no Sítio Lara (foto à esquerda) que fica no bairro Mambuca . Os cavalos eram mansos e muito simpáticos.

11) SE REFRESCAR NO RIACHO DO RIO LAMBARI

O Riacho é muito tranquilo e por isso deve ser bem gostoso poder aproveitar um dia de calor por ali. A Mariana nos contou que em dias de sol, é possível ver os peixes nadando, pois a água é bem cristalina.

Nós não tivemos a sorte de ver isso, pois como tinha acabado de chover a água estava turva. É um ótimo lugar pra ir com crianças.

Riacho Rio Lambari em Sapopema
Riacho do Rio Lambari.

12) ROTA TIBAGI EM SAPOPEMA

A Rota Tibagi é um passeio exclusivo da Maryturismo Sapopema. Nessa rota, fazemos uma trilha que dá acesso ao Rio Tibagi com um visual totalmente diferente do que costumamos ver.

É possível entrar na água em pequenas piscinas naturais que se formam por causa das pedras do rio. Tem até prainha.

Uma pena que quando fomos pra lá o dia estava meio frio e nublado, então não conseguimos aproveitar pra entrar na água. Mas, a criançada se divertiu procurando pedrinhas com cristais.

Esse passeio tem que ser feito bem cedinho, então tudo tem que estar programado com muita antecipação com a Mariana, a guia responsável.

TODAS AS OPÇÕES A SEGUIR FICAM NA SERRA DO GATO

13) CONTEMPLAR A PAISAGEM NO SÍTIO VISTA ALEGRE

Mirante em Sapopema
Mirante no Sítio Vista Alegre.

O Sítio Vista Alegre fica na Serra do Gato, no Assentamento São Luiz e tem uma das paisagens mais lindas da região de Sapopema. Este é o grande diferencial do lugar e porque vale muito a pena a visita.

Mirante em Sapopema
Visitamos o sítio com o pessoal de Sapopema.

Lá tem banheiros, uma cozinha com fogão à lenha, churrasqueira e pia, e também um galpão pequeno com mesas e bancos para uso dos turistas. Tudo é muito simples e quando visitamos ainda estava sem acabamento. Mas, isso não diminuiu em nada o nosso encanto por aquele lugar.

Quando fomos para lá, levamos os ingredientes e fizemos um churrasco. Foi uma experiência muito agradável!

É muito fácil de acessar o Mirante. O carro fica estacionado bem próximo ao local de observação. Portanto, este é um lugar bem acessível para pessoas com dificuldade de locomoção.

14) ALMOÇAR NA POUSADA E RESTAURANTE SERRA DAS NUVENS

Pousada e restaurante Serra das Nuvens em Sapopema
Pousada e Restaurante Serra das Nuvens.

Essa opção de lugar para almoçar é bem bacana, já que fica em um bairro próximo ao Pico Agudo. Portanto, pra quem vai fazer a trilha do Pico e quer comer uma comida caseira gostosa e saborosa, logo depois, essa é uma ótima alternativa.

Para almoçar é bom deixar agendado com antecedência. Apesar de que nós não havíamos avisado, mas fomos gentilmente atendidos.

Quando chegamos lá a proprietária perguntou se poderíamos aguardar um pouco enquanto eles preparavam a comida. Em menos de uma hora nosso almoço estava pronto. E tudo estava uma delícia!!

Não é possível escolher o seu pedido. Eles preparam os alimentos de acordo com o que tem disponível no dia. Mas, só para você ter uma ideia, no nosso almoço teve: carne de porco assada, frango ao molho de mostarda, macarrão, salada com diversos legumes e ovo cozido, arroz e feijão.

Mirante em Sapopema
Caminhada para chegar ao Mirante do Pico Agudo.

Além disso, de lá também é possível contemplar o Pico Agudo e toda a sua cadeia de morros que ficam em volta. Porém, para acessar o local que conta com a visão mais ampla é preciso fazer uma pequena caminhada.

Mirante em Sapopema
Mirante para o Pico Agudo.

Contato: (43) 99922-1853 falar com Marlene e Antônio.

15) VISITAR O SÍTIO SHALON

O Sítio Shalon também fica na Serra do Gato, bem pertinho do Sítio Vista Alegre e Restaurante e Pousada Serra das Nuvens. Portanto, é possível fazer uma visita rápida nos três locais em apenas um dia.

Casa no Sítio Shalon em Sapopema
Casa no Sítio Shalon.

Por lá, é possível fazer uma trilha que é super interessante. O proprietário não sabe ao certo qual a distância da trilha, mas acreditamos que andamos um pouco mais que 2000 metros.

Trilha do Sítio Shalon em Sapopema
Trilha do Sítio Shalon.

A trilha passa por uma pequena cascatinha, o que proporciona, em dias muito quentes um belo refresco. Principalmente, se o volume de água estiver maior do que quando estávamos lá. O ambiente próximo da cascatinha é muito fresquinho e gostoso.

Cascatinha no Sítio Shalon
Cascatinha no Sítio Shalon.

Durante o trajeto podemos observar muitas belezas, como paredões de arenitos, orquídeas, fendas que levam ao interior de enorme rochas e até mesmo fósseis. Certamente, pessoas que curtem observar bem de perto os encantos da natureza vão curtir uma trilha como essa.

Arenitos no Sítio Shalon em Sapopema
Arenitos no Sítio Shalon em Sapopema.

Grande parte da caminhada é feita na mata e outra parte foi debaixo de sol, portanto, lembre-se de levar protetor solar.

Mirante do Sítio Shalon em Sapopema
Mirante do Sítio Shalon.

No Sítio Shalon também é possível almoçar. É uma outra opção de lugar com comida caseira rural deliciosa. Lembre-se é preciso agendar com antecedência. Aqui a comida também é preparada de acordo com a disponibilidade de insumos que eles tem por lá.

Sítio Shalon em Sapopema
Almoço no Sítio Shalon.

Nós almoçamos e gostamos muito, já que, tudo estava uma delícia! Adoro comida feita em fogão à lenha.

Sítio Shalon em Sapopema
Sanitários do Sítio Shalon.

Para quem vai apenas fazer a trilha ou ficar nos mirantes é preciso pagar uma taxa. Apenas é permitido fazer a trilha com o acompanhamento de alguém da família do proprietário ou com um guia.

O local conta com sanitários para o uso dos turistas. Além disso, é possível comprar ao menos água e refrigerante por lá.

Contato: (43) 984811534.

OPÇÕES PRÓXIMAS AO CENTRO DE SAPOPEMA

16) FAZER A TRILHA DO SALTO DAS ORQUÍDEAS

Essa trilha é mais pesada que a das outras cachoeiras, mas também conta com quatro quedas sequentes.

Salto das Orquídeas.

Antes do início da trilha para o Salto das Orquídeas, há uma estrutura com estacionamento, lanchonete e sanitários. No entanto, para usufruir desse espaço é preciso pagar uma taxa. O valor da taxa é revertido em consumo na lanchonete.

É possível visitar a cachoeira sem pagar a taxa. Entretanto, é necessário deixar o carro fora do estacionamento e consequentemente, não é permitido o uso dos banheiros.

Salto das Orquídeas em Sapopema
Porções da lanchonete no Salto das Orquídeas.

A lanchonete serve algumas porções, além disso, saladas e arroz como acompanhamento. Nós almoçamos por lá. Comemos um filé de peixe, com batatas fritas, arroz e salada que estavam bem preparados e muito gostosos.

Salto das Orquídeas em Sapopema
Estacionamento e lanchonete do Salto das Orquídeas.

Há um ano o local vem sendo dirigido pelo Luiz, que tem se dedicado a manter o bom funcionamento da estrutura. As melhorias são visíveis, já que, a lanchonete tem funcionado com frequência, a grama estava bem cortada e os sanitários estavam em bom estado.

Contato: (43) 98027726.

17) IR AO PESQUE E PAGUE DO CAMARGO EM SAPOPEMA

Se você gosta de pescar ou simplesmente quiser comer uma boa porção de peixinho, na região de Sapopema também tem um pesque pague. Estivemos lá em uma passagem por Sapopema, quando estávamos retornando de uma viagem para Sengés.

Fizemos uma parada para almoçar, mas na época, o único lugar que estava aberto e servia comida era o pesque e pague.

Pesque e Pague do Camargo.

O Pesque e Pague fica no bairro Reta Grande, mas foi muito fácil de encontrar. Mais informações no Facebook deles, aqui.

GUIAS E CONDUTORES DE SAPOPEMA

Mary Turismo Sapopema: Na maioria dos passeios que fizemos em Sapopema fomos com a Mariana, que é uma das guias da região. Ela conhece bem as trilhas e locais para fazer os passeios, além disso ela é muito animada e faz com que o passeio fique ainda mais interessante.

Fazer os passeios com a Marina certamente nos fez ganhar tempo e ter mais segurança. Normalmente ela cobra os passeios por pessoa, consulte-a para saber os valores e para agendá-los.

A Mary tem oferecido pacotes de passeios com transporte incluído. Em nossa última visita à Sapopema fizemos todos os passeios com a caminhonete dela.

Com certeza foi mais confortável e prático, já que, não precisamos usar o nosso carro nas estradas de terra que passamos. Foi ótimo!

***Todos os passeios que fizemos com a Mariana foram uma cortesia, portanto não pagamos o serviço de guia que ela proporcionou para nós. Para falar com a Mariana, reservar, agendar e consultar preços de pacotes ou passeios avulsos. Para falar com ela clique, aqui (você será redirecionado ao WhatsApp dela).

Leandra: Outra pessoa que presta serviço conduzindo os turistas pelos atrativos é a Leandra. Ela nos conduziu até o Salto Lambari e ao Restaurante e Pousada Serra das Nuvens. Normalmente ela cobra um valor por pessoa para prestar o serviço de condução. Nesses dois passeios recebemos uma cortesia. O contato dela é (43) 984873563.

Augusto: Outro condutor que conhecemos em Sapopema é o Augusto (43) 984355876.

COMO PODEM SER REALIZADOS OS PAGAMENTOS?

Com exceção da Pousada Abaetê, do Pesque e Pague do Camargo e da Lanchonete no Salto das Orquídeas que aceitam cartão como forma de pagamento, em todas as outras atrações citadas neste post, é preciso estar com “dinheiro vivo”.

Na cidade não tem caixa eletrônico e nem banco, então, leve dinheiro para o que você for usar por lá. Assim, você não é pego de surpresa. A cidade mais próxima com opção de caixa eletrônico é São Jerônimo da Serra ou Curiúva, isso para quem está partindo de Londrina.

MAPA TURÍSTICO DE SAPOPEMA

Agora a cidade conta com um mapa turístico. Uma iniciativa muito bacana e que com certeza facilitará o turismo na região. O mapa foi desenvolvido pela secretaria de Turismo e meio ambiente da cidade.

Com o mapa abaixo, você conseguirá ter mais noção dos lugares que nós já visitamos e pra qual lado da cidade ficam.

Mapa turístico de Sapopema.

Você pode baixar o mapa completo, aqui.

ONDE FICA SAPOPEMA

Sapopema fica na região norte do Paraná a aproximadamente 125 km de Londrina e 320 km de Curitiba. O acesso à cidade é pela PR 090.


Bom, chegamos ao final do nosso listão. Espero que tenha gostado e que possa ser útil pra você. Compartilhe com os amigos e já vai combinando o próximo passeio.

Você já conhece algum desses lugares? Gostou também? Participe do blog deixando o seu comentário.

Siga o Blog clicando no botão que aparece a direita desta página. Para isso, é só inserir seu e-mail para se cadastrar. Dessa maneira, você receberá por e-mail todas as novidades do Turistando Pelo Paraná.

Até a próxima!!

Keila Kubo.

5 comentários em “17 passeios que você pode fazer em Sapopema

  1. Este comentário foi escrito por um dos nossos leitores, o Vitor Brandão, que leu um de nossos posts sobre Sapopema e resolveu conhecer a região. Achei legal transcrever o comentário aqui neste post para que você possa ver as dicas e impressões do Vitor sobre Sapopema.
    O comentário foi escrito originalmente aqui: http://turistandopeloparana.com/lugares-para-conhecer-no-parana/

    “Keila, essas suas dicas,me fizeram ir conhecer Sapopema , uma região que para mim, nunca despertou curiosidade em conhecer.
    Lendo seus relatos sobre a região, acabei programando uma viagem para lá.
    Entrei em contato com a Sandra, da Fazenda Abaeté, e acabei acertando de ficar por lá 3 dias.
    Chegando a região, já percebi na estrada, que a paisagem é de tirar o fôlego.
    Quem nunca fez turismo rural, ou não esta acostumado com estradas de terra, ou pedra, podem se assustar, mas eu conheço bem e já rodei muito por estradas muito ruins, sendo assim, o primeiro trecho fora do asfalto, é a estrada rural que liga a cidade à Fazenda Abaeté. Como eu fui com veiculo alto , as pedras da estrada, não causam problemas, apenas precisa rodar sem pressa, mas esse é o melhor, pois pode-se observar a paisagem, que logo de inicio , é bem bonita.
    Se não me engano , a parte de pedra deve ter uns 10KM, e depois mais uns 2 de chão batido, este eu prefiro, pois a parte sem calçamento está muito melhor que o de pedra.
    A Fazenda , a sede é bem simples, mas muito organizado e tudo muito limpo, fiquei no quarto apartamento, dentro da sede, cama boa, tamanho queen, e colchão bom também.
    A recepção , foi muito boa, fomos bem recebidos.
    Fomos a vários locais, muitos deles acompanhados pela Sandra e o Naco.
    Realmente conhecer essa região vale muito a pena, recomendo muito.”

  2. Olá, meu nome é Camila, adorei seu relato, muito útil pra quem não conhece muito a região. Gostaria de saber se você foi em todos esses lugares em um único dia?

    1. Olá Camila! Que bom que gostou. Fico muito feliz em ajudar! Não é possível fazer todos esses passeios em um dia. Essa lista é resultado de quatro idas pra Sapopema.
      Alguns lugares ficam bem distantes uns dos outros. Tem um post que falo um pouco sobre a questão das distâncias, dá uma olhada: http://turistandopeloparana.com/o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-seu-deslocamento-em-sapopema/

      Esse post não tem a localização de todos os lugares que fomos, mas dá pra ter uma ideia de alguns deles.

      Sempre que vou pra lá, acabo dormindo pelo menos uma noite para aproveitar um pouco mais. Mas, em um dia já dá pra fazer alguma coisa também.

      Neste post, conto a experiência de um dos fins de semana que passamos por lá, que inclusive foi o dia em que subi o Pico Agudo: http://turistandopeloparana.com/muita-aventura-descobertas-e-hospitalidade-em-sapopema/

      Obrigada por comentar. E se quiser saber algo mais é só falar. Grande abraço!

    1. Oii!! Nós já ficamos na Fazenda Abaeté (que no momento não está recebendo, não sei quando voltarão), ficamos também no Sítio de Lara (tem camping e cabanas) e também já acampamos no Sítio Mathias que fica no Bairro Vida Nova.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo