Sete lugares, perto de Londrina, para curtir nos próximos feriados.

Teremos muitos feriados logo, logo. Que tal aproveitar pra sair da rotina e curtir os cantinhos que temos aqui pelo Paraná? Pensando nisso, é que reuni alguns lugares que amei conhecer e gostaria de compartilhar com você.

Teremos muitos feriados logo, logo. Que tal aproveitar pra sair da rotina e curtir os cantinhos que temos aqui pelo Paraná? Pensando nisso, é que reuni alguns lugares que amei conhecer e gostaria de compartilhar com você.

Não vou me estender muito sobre cada lugar, porque quero escrever muitos posts a respeito deles. Então, são apenas dicas e algumas informações sobre cada um deles.  Vamos para a listinha:

Data original do post: 4 de abril de 2017.

Atualização: 03 de janeiro de 2019.

1. CANYON GUARTELÁ EM TIBAGI

Tibagi é uma cidade que fica a 218 km de Londrina, uma viagem que dura em torno de 3 horas pela rodovia Celso Garcia Cid e depois BR 376. Esse é o local mais longe desta listinha (a partir de Londrina).

Uma das maneiras de contemplar o Canyon Guartelá é visitar o Parque Estadual do Guartelá, que fica a 21 km de Tibagi. Se você resolver ir conhecer essa, que é uma das maravilhas que temos no Paraná, ainda poderá fazer muitos outros passeios interessantes pela região.

2
Mirante em Tibagi.

O turismo na cidade de Tibagi cresceu muito nos últimos anos. Na última vez que estive lá, deu pra perceber bem isso, ao comparar com nossa primeira visita a região. Eles estão cada vez mais preparados para receber os turistas. Alguns serviços ainda são amadores, mas têm se atualizado cada vez mais.

Cachoeira na trilha Sete Quedas
Cachoeira das Sete Quedas.

Lá, você encontrará diversas hospedagens, trilhas para cachoeiras e outras diversidades do turismo rural, cultural e de aventura. Todas as idades conseguem se divertir muito.

Já fui pra lá, apenas com jovens, com bebezinho de colo, com pessoas idosas e com crianças um pouquinho mais velhas também. Em todas as vezes, tivemos uma aventura diferente e proveitosa.

Rafting com Tiabagi aventuras
Saída do Rafting em frente à agência.

No Parque Estadual do Guartelá, a entrada é gratuita e o acesso é pela PR 340, indo de Tibagi em direção à Castro.  Depois de andar uns 20 km, haverá uma tímida placa do Parque Estadual do Guartelá, com entrada à esquerda da pista.

Depois de entrar na indicação da placa, você verá um estabelecimento chamado Parada Guartela, onde funciona uma espécie de agência de turismo, que tem uma pequena lanchonete também, a única ali por perto.

Depois da Parada Guartelá, você seguirá em uma estrada de terra até o estacionamento, que estará à direita da pista. Para entrar no Parque é preciso fazer um cadastro na recepção, que fica ao lado do estacionamento. É um cadastro simples, e você mesmo preenche com dados sobre a quantidade de pessoas que irão fazer a trilha e outras poucas informações. Ali tem banheiro e filtro de água para os turistas.

Mirante do Canyon Guartelá
Mirante do Parque Estadual Guartelá (Foto: Rafaela Almeida).

Para pessoas idosas, crianças de colo e pessoas com necessidades especiais há um transporte que leva até determinado ponto da trilha. Basta solicitar esse serviço, que é gratuito, na recepção. Isso é necessário porque para chegar ao Canyon, primeiro temos que descer um morro, que é todo calçado, mas é um mega morro.

As demais pessoas fazem todo o trajeto a pé. A descida até que é fácil, mas subir é dureza. Esse passeio nós já fizemos com crianças de colo e com idosos, deu tudo certo. O restante da trilha para chegar até o Canyon é bem tranquilo, com trilha facilitada e sem muitas inclinações.

Na cidade tem várias opções de hospedagens, para todos os gostos e bolsos. Portanto, pesquise e escolha a que você achar mais adequada.  Têm pousadas/ hotéis rurais e urbanas, como o Hotel Itagy e o Hotel das Formigas na Figueira.

Em todas as vezes que fomos pra lá, preferimos ficar nas pousadas rurais. Adoro o contato com a natureza e a sensação de estar no campo. Então, nunca ficamos nessas duas opções citadas acima. Mas, vou relatar rapidamente os locais que já dormimos, lembrando que existem outros.

Mirante

Hospedagens em Tibagi

Em Tibagi tem diversas opções de hospedagem. Vou relatar sobre as três opções que nós conhecemos por lá:

Hotel Fazenda Itáytyba: Pelo que sei esse é o maior hotel da região. A hospedagem é com pensão completa e alguns passeios incluídos. Eles têm uma boa estrutura, com piscina interna, salão de jogos e parquinho. Foi muito boa a nossa estadia aqui. A comida era uma delícia. Não é a opção mais barata da região, mas mesmo assim valeu a pena.

Estivemos lá novamente em 2019 e escrevemos um relato completo de nossa experiência. Leia aqui.

Pousada Longe Vista: É uma pousada simples, mas que recebe muito bem os visitantes, servindo para uma boa noite de descanso e de tranquilidade. Disponibilizam uma área para camping, com banheiros e uma cozinha, com geladeira e fogão a gás. O quarto mais simples possui ventilador, tv e wifi. Porém eles oferecem também quartos com ar condicionador, frigobar, tv e wifi. Ambos, com opção de café da manhã.

Lá, tem também área para camping. Sei que eles possuem em sua estrutura, alojamentos e que cobram um valor por pessoa. Se quiserem mais informações e fotos da pousada é só acessar a página do Facebook deles. Para fazer reservas só por e-mail: [email protected].  Maiores esclarecimentos ligue para (42) 3275 1104.

Camping Guartelá:

Este camping fica bem pertinho do Parque Estadual do Guartelá e tinha uma estrutura bem simples. Com banheiros masculinos e femininos, sendo apenas uma ducha e um sanitário para cada um. Eles também disponibilizavam uma cozinha básica, que deu pra quebrar um galhão.

O camping é meio afastado de Tibagi (em torno de 20 km), então se der preguiça de ir pra cidade comer, é bom ter alguma coisa pra cozinhar, porque a única lanchonete que tem ali por perto, não fica aberta até tarde (Parada Guartelá).

O legal de ficar nesta propriedade é que eles têm uma trilha chamada Sete quedas, com diversas cachoeiras, algumas bem pequenas e outras um pouco maiores. Telefone para contato: (42) 988747430.

2. RIBEIRÃO CLARO

1
Represa Chavantes.

Ribeirão Claro é uma cidade que fica na divisa com São Paulo a 187 km de Londrina. Eu me apaixonei por essa região. Próximo à cidade, tem a represa Chavantes, que é um dos seus pontos turísticos.

Além da represa, é possível fazer trilhas com cachoeiras, visita a fazenda de café que faz parte da Rota do Café, fazer a trilha para o Morro do Gavião e outros passeios e turismo de aventura. Estou devendo mais visitas a Ribeirão Claro porque ainda não consegui conhecer tudo o que tem por lá.

Ribeirão Claro Paraná

Hospedagens em Ribeirão Claro 

Pousada Ruvina: Nas duas vezes que fomos para Ribeirão Claro, dormimos nessa pousada que fica na região rural. Fica longe da represa, mas tem um clima de campo muito gostoso.

A pousada é bem simples e pequena, possui três quartos com banheiro e uma área para camping. Ficamos apenas uma vez no quarto e já faz bastante tempo mas, sei que os quartos são pequenos, possuem apenas uma janela e as acomodações são bastante simples e sem nenhum conforto.

Sabendo disso, quando vamos para lá preferimos dormir em nossa barraca, que também não tem muito conforto mas, não corremos o risco de a alergia do Léo atacar. Por isso, penso que pra quem quer e gosta de acampar, este local é uma ótima opção.

O que nos chama a atenção na pousada e nos faz querer voltar é principalmente o ar de tranquilidade que tem por lá. Além disso, lá tem lago para pesca, um redário e uma trilha para cachoeira que nós nunca conseguimos fazer, pois nas duas vezes que fomos, era época de seca, então, não tinha cachoeira…rsrs.

foto de MEre e gui
Redário (Foto: Mere Lima)

Quem comanda a pousada é um casal super simpático. A dona Nenê prepara as refeições e um café da manhã delicioso, tudo muito caseiro e fresquinho.

O marido dela faz serviços como guia, quando combinado. Ele nos levou a um lugar privilegiado da represa Chavantes. Pelo que entendi, quase toda beira da represa é de propriedade particular, sendo que ficamos em uma área reservada, que só pode entrar com autorização dos proprietários. Pra chegar na beira foi preciso andar em uma parte de pasto, mas foi tudo tranquilo.

A temperatura da água estava maravilhosa, super refrescante, sem estar gelada. É bom lembrar que todo cuidado é pouco quando se trata de águas profundas. Então, muita atenção com as crianças e até mesmo com os adultos. Tenha sempre por perto um material de flutuação para a sua segurança.

Pousada Ruvina Ribeirão Claro

Existem pacotes com camping, café da manhã, almoço e jantar incluídos.  Também, diversos passeios para fazer por lá, com muita ou pouca adrenalina. Para entrar em contato, clique aqui. Você será redirecionado ao WhatsApp deles.

Pousada Ruvina camping
Foto: Guilherme Silveira.

Abaixo uma listinha com outras opções de hospedagem, lembrando que não dormimos nelas, mas reuni o que encontrei pela internet e que gostaria de ir em outras oportunidades.

Tayaya: é um hotel e resort que fica bem na beira da represa. Nunca me hospedei lá, mas fui conhecer as instalações. É tudo muito lindo! É outro nível de hospedagem. Acho que quem acaba escolhendo ficar no Tayaya fica apenas por ali mesmo, porque tem uma estrutura bem bacana, principalmente para descansar. E o mais legal é que é na beira da represa Chavantes, que é muito linda.

Fazenda Monte Belo: Também faz parte da rota do café e oferecem dois tipos de hospedagem. Tem uma casa toda mobiliada, que cabe de 6 a 8 pessoas. E tem também uma suíte que cabe no máximo 4 pessoas. Além de dormir, também é possível ir lá apenas para visitar a fazenda, sendo que estão entre as opções de atividades: tomar café rural, visitar as instalações dos processos do café e fazer trilha em um pedacinho do que resta da mata Atlântica na região. Tudo isso você precisa agendar com antecedência. E para o café rural precisa ter um grupo de no mínimo 10 pessoas. Acesse o Facebook da fazenda para maiores informações. O telefone para contato é (43) 35361173.

Pousada Fazenda Pinhalzinho: Parece ser um local muito agradável pelas fotos e relatos que vi na internet. Quando for lá conhecer conto pra vocês todos os detalhes.

*atualização: Estivemos em Ribeirão Claro novamente, por isso tem um post só sobre essa cidade, se quiser informações mais fresquinhas, clique aqui e acesse.

3. SAPOPEMA

Sapopema é uma pequena cidade do Paraná que fica a aproximadamente 125 km de Londrina. A primeira vez que fui pra lá conheci o Salto das Orquídeas, isso no final do anos 90.

Em abril de 2017 resolvemos fazer uma aventura pela cidade e ficamos surpresos em como as coisas haviam mudado.  Hoje em dia a cidade é muito conhecida por conta do Pico Agudo. Mas, o turismo por lá vai muito além desse atrativo e do Salto das Orquídeas.

Pico Agudo_Sapopema_parana.jpg

Depois dessa visita em abril, voltamos várias outras vezes. Fizemos passeios totalmente diferentes. Visitamos cachoeiras, tivemos vivências em propriedades rurais, apreciamos belas paisagens por diversos mirantes, observamos os animais e comemos muita comida boa.

Para saber mais detalhes sobre o que você pode fazer por lá, leia: 17 passeios que você pode fazer em Sapopema.

Salto da Orquideas_parana_sapopema.jpg

ONDE JÁ DORMIMOS EM SAPOPEMA

Fazenda Abaeté: A Fazenda Abaeté fica no Bairro Vida nova em Sapopema. Por lá, tem opções de suítes que custam a partir de R$ 110,00 a diária por pessoa com café da manhã incluído. É um lugar que sempre somos recebidos com muito carinho e hospitalidade. O telefone para contato é (14) 98167-2187 e Facebook.

Sítio Matias: O Sítio Matias também fica no bairro Vida Nova e além dos quartos para dormir, ainda tem a opção de camping. Nós nunca ficamos nos quartos, apenas no camping. E foi muito gostoso!! A família que nos recebe é muito querida e simpática. O preço do camping é a partir de R$ 20,00 por pessoa. Lá, tem café da manhã, almoço e jantar com valores a parte. Telefone para contato (43) 984057027 e Facebook.

IMPORTANTE: essas duas opções de hospedagem ficam longe do Pico Agudo. Leia esse texto que escrevi falando sobre as distâncias: O que saber sobre seu deslocamento em Sapopema.

GUIA NA CIDADE

Os atrativos turísticos de Sapopema ficam espalhados pelos bairros rurais. O ideal é contratar uma pessoa para te guiar tanto nas trilhas como de um atrativo para o outro. Na grande maioria das vezes que fomos pra lá, quem nos guiou foi a Mariana da Maryturismo Sapopema. Ela oferece pacotes com transporte incluído, conhece super bem a cidade e faz tudo com muita responsabilidade, levando a segurança dos turistas em primeiro lugar. Para entrar em contato com ela clique, aqui (você será redirecionado para o WhatsApp dela).

SAIBA MAIS SOBRE SAPOPEMA

Neste texto tem um relato completo de nossa viagem pra lá em Abril de 2017: Pico Agudo em Sapopema: onde dormir, dormir e o que mais fazer na região 

Além disso tem vídeo de uma das nossas visitas por lá, assista para saber mais sobre a região:

4. FAXINAL

Faxinal é uma cidadezinha que fica cerca de 115 km de Londrina. Por lá ficam diversas cachoeiras lindas. Até pouquíssimo tempo nós conhecíamos apenas o Hotel Fazenda Luar de Agosto. Mas, agora em 2019 fomos pra lá duas vezes e pudemos conhecer outros lugares bacanas da cidade. Algumas cachoeiras tem entrada gratuita e são abertas ao público. Outras só é possível visitar com um guia que tenha autorização para entrar na propriedade.

Abaixo comento sobre dois lugares conhecemos por lá:

HOTEL FAZENDA LUAR DE AGOSTO

O hotel fazenda Luar de Agosto tem opção de hospedagem em quartos ou camping. As instalações são simples e rústicas. Sinceramente, se comparar o camping com os quartos mais baratos, eu prefiro ficar no camping do que nos quartos, pois têm uma estrutura sofrível. Já os outros quartos não sei.

Em minha opinião as vantagens de ir para lá são, o contato com a natureza e o fato de ser bem perto de Londrina. No hotel tem uma piscina externa com escorregadores, piscina de hidromassagem interna, trilha para cachoeira e outras trilhas na mata e montanha. Além disso, é possível fazer rapel e arvorismo também.

Entre as opções de hospedagem é possível escolher entre pensão completa ou apenas café da manhã. Mas, o hotel é afastado da cidade, então, não é tão fácil ficar saindo pra comer em outros estabelecimentos. Da última vez que fomos pra lá, nós acampamos com um grupo de casais e crianças.

Não fizemos nenhuma refeição no restaurante, pois levamos alimentos para cozinhar. Nesse caso, tem a opção de reservar um quiosque, que tem uma pia, uma mesa com bancos e uma churrasqueira, uma estrutura bem rústica. Nós nos viramos bem, mas tínhamos um casal muito bem preparado pra isso (gratidão eterna a eles).

No site do Hotel Fazenda Luar de Agosto tem várias informações sobre as atividades, hospedagens e tarifas.

SÍTIO SANTO ANTÔNIO

No Sítio Santo Antônio é possível contemplar a linda Cachoeira da Fonte e ainda tomar um café rural, que já está incluído no valor da entrada.

A família que recebe a gente no Sítio Santo Antônio é muito simpática e quando estão com tempo, fazem questão de sentar junto com a gente e bater papo. É um lugar muito gostoso de passar um tempo.

No sítio tem uma estufa de morangos deliciosos que a gente mesmo pode colher e depois pagar conforme o peso.

Contato: (43) 996281486.

5. ESTÂNCIA BARÃO DO RIO BRANCO 

Cachoeira Estância Barão do Rio Branco Tamarana
Cachoeira Estância Barão do Rio Branco (Foto Gui Silveira)..

A Estância Barão do Rio Branco fica aproximadamente há 90 km de Londrina, na cidade de Mauá da Serra e seu acesso é pela Pr 445. Na estância tem uma trilha bem radical. Digo isso, porque não é uma trilha apropriada para fazer com crianças (apesar de nós termos feito. Mas, só nós sabemos o trabalho que deu descer o paredão de pedras que tem logo no início da trilha).

Estancia Barão do Rio Branco Tamarana
Vista panorâmica do topo da Cachoeira na Estância (Foto: Gui Silveira).

Pelo que senhora da estância explicou, a trilha tem várias quedas e você pode andar até onde aguentar. Como estávamos com crianças fomos até o início da segunda queda. Andamos pouco, afinal sabíamos que o retorno seria difícil, e achamos melhor não abusar do nosso preparo físico, nem dos das crianças.

Mas, foi suficiente pra sentir o gostinho da aventura. A paisagem que é possível contemplar logo no topo da primeira cachoeira é incrível, pois é a vista da Serra do Cadeado. Só ali, o passeio já vale a pena. E o legal é que esta “janela” para a Serra é logo no início da trilha. Dá pra acordar cedo, caminhar apenas alguns passos e passar um bom tempo contemplando a natureza ao som da cachoeira. É relaxante!

Estância Barão do rio branco Tamarana
Slackline (Foto: Mere Lima).

Para dormir, tem uma casa para alugar ou o camping. Não dormimos na casa e nem chegamos a olhá-la por dentro, porque estava alugada. O camping tem uma estrutura rústica e básica, sendo que a cozinha tem fogão, geladeira e mesas, e dois banheiros com duchas quentes.

Os banheiros são sofríveis, mas é o que tem. E pelo preço que pagamos não dá pra esperar luxo nenhum, principalmente quando se fala em acampar. Por outro lado, tem muito espaço gramado, bem aparadinho e verdinho, para colocar as barracas. Mas, o terreno não é plano.

É preciso levar tudo o que você quiser comer, pois por lá não tem restaurantes e lanchonetes por perto.

Estância Barão Do Rio Branco Tamarana Paraná
Foto: Mere Lima.

6. RECANTO PINHÃO

O Recanto Pinhão fica bem pertinho da Estância Barão do Rio Branco, ou seja, também fica a aproximadamente 90 km de Londrina. É um lugar que me surpreendeu positivamente.

Por lá tem uma cachoeira muito linda e bem gostosa pra se banhar, tem lagoas para pescar e até para nadar. Muita sombra para descansar e muita paz para desfrutar.

Dá para passar apenas o dia, que foi o nosso caso, ou também dormir alguns dias. Tem opção de casas ou camping.

Tem um post completinho de como foi nossa experiência no Recanto Pinhão, para ler clique aqui. Neste post tem muitas informações e dicas, vale a pena ler para saber mais sobre o local.

Contato: (44) 99973-1007.

7. SALTO DO APUCARANINHA

Bem pertinho de Londrina tem uma cachoeira gigante de mais de cem metros de altura. É linda e tem uma paisagem maravilhosa!

Porém não conta com nenhuma infraestrutura. A cachoeira fica na reserva indígena do Apucaraninha há 80 km de Londrina.

Esse é um tipo de passeio de contemplação apenas, para aqueles dias que você vai ter apenas um dia disponível e gostaria de sair um pouquinho da rotina da cidade.

Antes de ir pra lá leia o nosso relato completo de como foi visitar o Salto. No post você tem indicações de como chegar lá e muitas outras dicas para o seu passeio.

OBRIGADA!

Espero que tenha gostado das dicas. Se já conhece esses lugares conta pra gente suas experiências.

Se você for para algum desses lugares e for se hospedar em algum lugar que possa ser feita a reserva pelo BOOKING, por favor, faça atráves dos nossos links. Se você fizer isso estará nos ajudando a continuar criando novos conteúdos aqui para o blog. Ao reservar através dos nossos links recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Você pode iniciar sua pesquisa por hospedagem por meio dessa caixinha abaixo e logo será redirecionado ao site do Booking. Obrigada!!

Booking.com

** Tudo o que foi apresentado neste texto é baseado em nossas experiências e diz respeito a nossa opinião e impressão dos locais.

**Antes de viajar sempre entre entre em contato com o local que deseja visitar ou se hospedar.

Para ficar por dentro de todas as novidades para Turistar pelo Paraná, siga nos nas redes sociais:

youtubefacebook-logotipo_318-49940images (1)

Até a próxima!

Keila Kubo

10 comentários em “Sete lugares, perto de Londrina, para curtir nos próximos feriados.

  1. Oi Keila Estou adorando seu blog!

    Estamos querendo acampar, somos de cianorte, e queriamos acampar aqui na região, conheçe algum lugar ( alem do pico agudo, o qual vamos em março)

    1. Oi! Fico feliz de saber que está gostando do blog. Uma cidade que não ficaria tão longe pra vocês seria Faxinal. Por lá tem várias cachoeiras e lugares com área para Camping. Recentemente conhecemos o Sítio Santo Antônio que tem uma cachoeira bem bonita, a Cachoeira da Fonte. Dá uma olhada nos stories do nosso instagram. Tem alguma informação lá. Espero que ajude! Qualquer coisa é só falar.

    1. Oi, Marcelo! Que bom que tem ajudado. Espero que você tenha ótimas experiências por onde for passear. Te convido a seguir nosso insta também. Sempre tem alguma novidade por lá também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo