5 cachoeiras no Paraná que são surpreendentes

Nos últimos três anos viajando pelo Paraná conhecemos muitos lugares que nos surpreenderam. Lugares que nem imaginávamos que encontraríamos pelo estado. Neste post selecionamos cinco cachoeiras no Paraná que nos impressionaram e indicamos para quem curte estar no meio da natureza.

Cada uma delas nos proporcionou uma surpresa diferente e com experiências que nos marcaram muito.

Já que o momento ainda não é o ideal para viajar, você pode aproveitar para se planejar. Qual dessas cachoeiras do Paraná você toparia conhecer?

1) Salto Morato – Guaraqueçaba

Salto Morato em Guaraqueçaba no Paraná - Cachoeira no Paraná
Salto Morato

O Salto Morato fica dentro de uma Reserva Natural em Guaraqueçaba, no litoral paranaense a aproximadamente 170 km de Curitiba.

Ele tem quase 100 metros de altura, suas águas são cristalinas e formam belíssimas piscinas naturais, o que nos surpreendeu muito em nossa visita.

O acesso à reserva não é o dos mais fáceis, mas valeu a pena cada momento pra chegar até lá. Você pode ir de carro por uma estrada de terra que é muito ruim, o que eu só indicaria se você tiver um carro 4×4 ou um carro alto e gostar muito de aventuras Off Road.

Nós fomos como uma Duster que não é 4×4. Fomos bem devagar, porque tem muitas pedras no trajeto. Esse trajeto em estrada de terra é uma aventura a parte.

Mas, você pode ir também com um barco que parte de Paranaguá. Pra quem não gosta de colocar o carro em estradas de terra essa é uma ótima opção.

2) Cachoeira Véu da Noiva – Jaguariaíva

Essa cachoeira do Paraná fica na cidade de Jaguariaíva

, em torno de 230 km da capital paranaense. O que a torna surpreendente para nós é que sua base fica dentro de um belíssimo cânion, o das Andorinhas.

Cachoeira Véu da Noiva em Jaguariaiva - Cachoeira no Paraná
Cachoeira Véu da Noiva e Cachoeira das Andorinhas

Essa visão da foto acima, é a que temos da cabeceira da cachoeira, inclusive conseguimos enxergar parte da Cachoeira das Andorinhas, que também é sensacional, pois a água de desce de lá é morna. Nós nunca tínhamos imagino tomar um banho de cachoeira com água morna. Ainda mais nessa região do Paraná que conta com baixas temperaturas.

Cânion das Andorinhas em Jaguariaíva - Cachoeira no Paraná
Cânion das Andorinhas

Nós conhecemos essa cachoeira maravilhosa participando de um Aquatrekking com a Adventurous Friends, onde pudemos viver uma experiência fantástica.

Para mais detalhes sobre essa aventura, assista o vídeo abaixo:

3) Salto São Francisco – Prudentópolis/ Guarapuava

O Salto São Francisco está localizado em uma tríplice fronteira: Guarapuava, Turvo e Prudentópolis. Esta a aproximadamente 280 km de Curitiba.

Salto Sao Francisco Prudentopolis - Cachoeira no Paraná
Salto São Francisco

O acesso à contemplação desse salto, que tem em torno de 196 metros de altura, é pela cidade de Guarapuava. O Salto São Francisco é considerada a cachoeira mais alto do Paraná, o que a torna impressionante. Convenhamos, é linda, não?

Nós fizemos a visita apenas nos mirantes, já que a trilha até sua base é considerada difícil para iniciantes. Em nossa viagem estávamos com nosso filho, na época, com quatro anos. Ele ainda ainda não era acostumado a andar grandes distâncias. De acordo com informações do parque onde a cachoeira está inserida, a trilha tem em torno de 8 km considerando a ida e a volta.

Para ver mais detalhes sobre essa aventura, assista ao vídeo abaixo:

4) Buraco do Padre – Ponta Grossa

O Buraco do Padre fica na cidade de Ponta Grossa, com em torno de 125 km de Curitiba. A cachoeira fica dentro de uma furna, o que a torna simplesmente surpreendente.

Buraco do Padre em Ponta Grossa - Cachoeira no Paraná
Buraco do Padre – Ponta Grossa

A trilha para chegar até a cachoeira é acessível com aproximadamente 1 km de extensão.

Ao visitar o Buraco do Padre pudemos também fazer outras trilhas que levam até o topo do buraco e onde conseguimos desvendar o mistério que ronda o lugar: de onde vem a água da cachoeira?

Você pode ver mais detalhes sobre esta cachoeira, assistindo o vídeo:

SE INSCREVA NO CANAL PARA FICAR POR DENTRO DE OUTRAS AVENTURAS.

5) Cachoeira Preciosa – Guaraqueçaba

Cachoeira Preciosa – Guaraqueçaba

A cachoeira do Paraná que mais nos impressionou foi essa, que assim como o Salto Morato, também fica em Guaraqueçaba. A cachoeira Preciosa faz parte da Reserva Ecológica do Sebuí, onde também é possível visitar mais duas lindíssimas quedas d’água.

O que torna essa cachoeira tão impressionante para nós é o fato de ela estar imersa em uma área de preservação ambiental da Mata Atlântica, o que proporciona uma experiência fantástica para quem curte aventuras em meio à natureza.

A sensação que temos ao chegar na cachoeira Preciosa é que estamos em um paraíso perdido. Você pode saber mais sobre essa cachoeira maravilhosa, lendo o texto que conta detalhes sobre nossa visita na Reserva Ecológico do Sebuí.

Você já conhece alguma dessas cachoeiras?

Concorda que são surpreendentes? Conta pra gente na área de comentários.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Até a próxima!!

Keila Kubo

2 comentários em “5 cachoeiras no Paraná que são surpreendentes

    1. Oi Eliza!! Quando você puder conhecer, espero que goste. Nós conhecemos sim algumas cachoeiras de Faxinal. Ainda faltam mais…o Paraná é cheio de cachoeiras lindas…não foi fácil escolher cinco..ahhaha

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
%d blogueiros gostam disto: