Conheça os atrativos do Vale do Itararé: Trilha do Lumber e Canion Pirituba.

 

Pronto pra conhecer outras atrações da região Sengés/ Itararé? Então, continue lendo este artigo que traz pra você dois passeios que podem ser feitos no Vale do Itararé.

Visão da Serra da Lumber_Vale do Itararé

A região de Sengés/ Itararé tem muitas atrações por isso em poucos dias fica difícil conhecer tudo. Mas, uma maneira bem interessante de explorar a região, principalmente pra quem vai passar poucos dias por lá, é fazer os passeios com um carro 4×4. Nós não temos um carro desse porte, mas tivemos muita sorte de conseguir contato com um grupo de trilheiros Off Road. Foi uma experiência sensacional!

TRilha da lumber_Vale do itararé__

Na cidade de Itararé (SP) tem uma empresa que faz esse tipo de passeio, a Rastur. Porém, no feriado que fomos para lá, eles estavam com uma viagem marcada para outro destino. Ou seja, não teríamos como contratá-los. O Renato (dono da Rastur), deu um jeitinho e nos incluiu em um grupo que partiu de São Paulo, com o Junior, para passar o feriado na região. Nosso comboio tinha cinco carros e o pessoal era (é 🙂 ) muito bacana, nós amamos conhecê-los.

trilha off road Vale do Itararé.jpg

Nunca havíamos feito trilha 4×4 e não imaginava o que nos esperava pela frente. Nesse dia andamos em torno de 127 km passeando de um lado para o outro entre duas atrações do Vale do Itararé.

Trilha do Lumber no Vale do Itararé

Nos encontramos no início da manhã com o grupo de trilheiros no hotel em que eles estavam hospedados e partimos em direção a Trilha do Lumber que é no estado de São Paulo.

Logo no início da trilha nos vimos cercados por árvores que formam um imenso corredor.

Trilha da Lumber.JPG

Claro que paramos para fotografar. Com os trilheiros Off Road é assim (eu não sabia), vai rodando, vai parando, fotografando…mas, as estrelas principais são os possantes. Nós ainda não estávamos habituados a rotina de um passeio em comboio de 4×4 e confesso que fiquei apaixonada. É um tipo de passeio totalmente diferente de tudo o que já havia feito na natureza. Amei!!

Depois dessa paradinha, voltamos pra estrada em busca de aventuras e lindas paisagens. E gente, num passeio como esse, tudo é aventura. Nós passamos por um super buraco no meio da estrada e foi muito legal ver a expectativa de todos em observar os carros passando pelo obstáculo. A paixão dos trilheiros era tanta que contagiou a gente completamente.

Trilha da Lumber_Vale do itararé.JPG

Obstáculo vencido! Mas, logo adiante outra erosão nos fez retornar e seguir por outro caminho. Aí imagina a cena: desce todo mundo do carro, olha a erosão, pensa no que fazer, procura um lugar pra tentar manobrar o carro e retornar, e assim vai. Pensa que o povo acha ruim? Que nada!! Tudo faz parte da aventura… 🙂

Vale_do_itararé_Off road.JPG

A trilha continuou e finalmente chegamos a Serra da Lumber, uma trilha super estreita e com uma mata intacta. Coisa linda de se ver!

Vale do Itararé_Trilhada LUmber_.JPG

E mais parada pra foto, porque a paisagem merecia.

Trilha Lumber_Vale do Itararé_.JPG

Cabeça_do_indio_Serra da Lumber_Vale do Itararé.JPG
Nessa trilha é possível ver algumas imponentes formações rochosas. O que essa se parece para você?

Andando um pouco a frente, mais uma vez fomos impedidos de continuar no caminho em que estávamos, pois o obstáculo era muito grande: uma árvore caída. Nem com serra elétrica conseguiríamos passar por ali. Tivemos que retornar de ré até o local mais próximo em que fosse possível manobrar o carro e seguir o passeio por outro trajeto.

Trilha da Lumber-Vale do Itararé_.jpg

E a aventura continuou com mais obstáculos inesperados pela frente.

Trilha lumber_Vale do Itararé_São Paulo.jpg

Quando terminamos de descer a serra, ainda passamos por dentro do Rio Itararé. Sim, com os jipes. Demais!!

Rio Itararé_Vale do Itararé...jpg

Rio Itararé_Off Road_Vale do Itararé.JPG

Depois de nos aventurarmos no Rio e na lama fomos almoçar (claro que quem se diverte mais nesses casos é o motorista que tem que vencer o desafio de atravessar um lamaçal usando todas as suas habilidades de jipeiro… mas, nós simples acompanhantes nos divertimos também ficando na expectativa e torcendo por ele).

O almoço foi um lanche que já estava incluído no passeio. Cada trilheiro recebeu um pacote com dois lanches, barrinha de cereal, suco e algumas guloseimas. Fizemos um piquenique num lugar muito gostoso e tranquilo.

Vale do Itararé_Trilha Off Road.JPG

Canion Pirituba e Cachoeira da Invernada no Vale do Itararé

Depois da paradinha para almoço, boa conversa e descanso, fomos em direção ao Canion Pirituba, que também fica no estado de São Paulo há aproximadamente 37 km de Itararé. Não tenho a mínima ideia do trajeto que fizemos, que foi conduzido por um guia da Rastur. Esse trajeto foi todo em estrada de terra, específico pra quem vai de 4×4.

mapa canion pirituba
O trajeto desse mapa pode ser feito por carro de passeio, diferente do trajeto que fizemos com os jipes.

Também é possível visitar o Canion Pirituba com um carro de passeio. Porém, o carro ficará estacionado há aproximadamente 1,5 km do canion e o acesso será caminhando. Caso você optar ir dessa maneira, não se esqueça de levar água e um lanche. Lá por perto não tem comércio.

IMG_6683

O Canion Pirituba não tem um mirante como no Vale do Corisco, então os cuidados devem ser redobrados, principalmente se estiver com criança. A paisagem é maravilhosa e a sensação de tranquilidade também. Claro que quando você está com criança esse sentimento não dura muito, pois a gente tem que ficar o tempo todo em cima dos pequeninos.

Mas, ao meu ver, se você tomar os devidos cuidados, vale a pena ir. Fazer o passeio de 4×4 facilita muito pra quem vai com crianças, pois você consegue chegar até as atrações sem ter que fazer grandes caminhadas.

Canion Pirituba_Vale do Itararé.JPG

Percorrendo uma pequena trilha por ali mesmo, é possível contemplar a linda Cachoeira da Invernada. Outra visão incrível! Ainda, é possível acessar o pé da cachoeira por uma trilha de 1,5 km. O Marcio, outro guia da região nos contou que por ali forma uma piscina natural muito agradável para banho. Isso nós perdemos, dessa vez.

Cachoeira da Invernada_Vale do Itararé

Essa  foi a nossa última parada do dia. Contemplamos o por do sol no caminho de volta para a pousada. Rodamos o dia inteiro pelo Vale do Itararé, cansados sim, mas valeu super a pena.

O dia foi intenso e cheio de novidade. O sentimento mais forte no final do dia gratidão. Gratidão por tudo o que pudemos contemplar, por conhecer pessoas tão cativantes, e pela oportunidade de fazer um passeio em uma Defender! Pra gente, tudo foi novidade e aproveitamos cada segundo.

O Léo ficou encantado com a Defender e adorou o passeio (e nós também, é claro). Agradecemos ao Ricardo e a Mari que receberam ele com muita paciência e carinho e ainda fizeram ele se sentir útil como retrovisor humano… 🙂

Cachoeira da invernada_Vale do Itararé.JPG

Como fazer um passeio Off Road sem possuir um carro 4×4?

Se você quiser fazer um passeio parecido com esse e não tiver um carro 4×4, poderá entrar em contato com o Renato da Rastur e combinar com ele. Pelo que percebi ele viaja bastante, mas quem sabe você dá sorte como a gente e ele te encaixa em um grupo super bacana que esteja indo passear por lá. O contato do Renato é (15) 997253320.

O nosso passeio custou R$ 100,00 por pessoa incluindo o lanche na trilha.

Se você quiser um guia para fazer esses passeios com o seu carro deixo aqui o contato de dois: Riveli:  (15) 991829344 (whatsapp) e Marcio (15) 996143029. 

Assista ao vídeo que mostra um pouquinho dessa aventura, clicando aqui.

Abraço!! E até a próxima!

Keila Kubo

 

LEIA MAIS SOBRE SENGÉS/ ITARARÉ

 

Conheça os atrativos turísticos de Sengés (PR) e Itararé (SP).

Conheça o Vale do Jaguaricatú: cachoeiras e um cânion de tirar o fôlego.

Onde comer e dormir na região de Sengés/ Itararé

 

 

 

LEIA SOBRE OUTROS DESTINOS

Muitas aventuras, descobertas e hospitalidade em Sapopema.

10 passeios que você pode fazer em Sapopema

2 dias em Ribeirão Claro: descanso, aventura e lindas paisagens.

2 comentários Adicione o seu

  1. Eduardo disse:

    Keila, boa noite!
    Muito legal o blog feito por você e seu Marido!!
    No próximo feriado de outubro pretendo ir com minha esposa para Itararé/Sengés.
    Tenho um Renault Clio (carro popular). Você acha que conseguimos fazer os passeios (chegar nos lugares) ou precisamos ter um carro “especial”?
    Muito obrigado

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Eduardo!! Que bom que você gostou do blog, Essa região (Itararé/ Sengés) é muito legal pra quem gosta de contato com a natureza. Linda, linda!! Tem alguns lugares que com certeza o acesso é mais fácil com um carro 4×4. Mas, acredito ser possível acessar com um carro popular. Pra ter certeza disso você pode contactar um dos guias que sugeri no post eles certamente saberão te informar melhor, e com certeza saberão trajetos alternativos para carros populares. Uma coisa é certa: com carro popular ou carro 4×4 vocês farão passeios incríveis.
      Espero ter respondido satisfatoriamente sua pergunta. Se tiver mais dúvidas pode perguntar que terei prazer em responder.
      Obrigada por escrever.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s