fbpx

Ecoturismo e conforto no Hotel Fazenda Itáytyba em Tibagi

Tibagi foi uma das primeiras cidades do Paraná em que nós começamos a fazer trilhas e ter mais contato com a natureza. Na época o Léo, nosso filho, nem estava em nosso imaginário ainda.

Tibagi é uma cidade cheia de encanto naturais e onde fica o maior cânion do Brasil. Com certeza é um destino imperdível no Paraná, para quem gosta de ecoturismo. Já falamos um pouco sobre esse destino, aqui.

Como já fomos pra Tibagi algumas vezes, ficamos em diferentes hospedagens, das mais simples às mais estruturadas. Neste post compartilharemos com você sobre o Hotel Fazenda Itáytyba, que é o lugar com melhor estrutura que já nos hospedamos na cidade e que une o ecoturismo ao conforto.

Já havíamos ficado no Hotel Fazenda Itáytyba em novembro de 2014 para comemorar o aniversário do marido. O Léo estava com dois anos e tivemos uma ótima experiência.

Retornamos à Tibagi, agora como convidados dos Hotel Itáytyba, para curtir um fim de semana por lá. Continue lendo para saber mais sobre essa experiência.

Hotel Fazenda Itáytyba

Já conversei algumas vezes com famílias que tem vontade de levar seus filhos para ter mais contato com a natureza, mas não tem tanta coragem ou disposição para ir em lugares com pouca estrutura. Penso que o Itáytyba é perfeito nessas situações.

Porém, o hotel é ótimo não apenas para famílias com crianças, mas também para aqueles que gostam de estar em contato com a natureza, querem ou precisam de facilidade e não abrem mão do conforto.

Hotel Fazenda Itáytyba em Tibagi

No Hotel Fazenda Itáytyba, desfrutamos de uma infraestrutura completa, com quartos confortáveis, restaurante, piscina, salão de jogos, parquinho, área de convivência e opções de passeios com transporte incluído.

Hotel Fazenda Itáytyba em Tibagi
Sala de convivência do centro de lazer na Aldeia dos Pioneiros.

O Complexo Itáytyba é dividido em duas partes: a Aldeia dos Pioneiros e o Parque do Vô Ivo. Na Aldeia dos Pioneiros é onde dormimos, fizemos as refeições e onde fica o centro de lazer (com o salão de jogos, piscina, parquinho, etc). Já no Parque do Vô Ivo é onde fizemos alguns passeios, como a visita ao mirante do Cânion Guartelá e a visita à Casa de Memórias.

Hotel Fazenda Itáytyba em Tibagi
Apartamentos e chalés do Hotel Fazenda Itáytyba

Quem acompanha o Turistando Pelo Paraná há algum tempo, sabe que, em se tratando de ecoturismo e turismo rural, na maioria das vezes, priorizamos ter o máximo de experiências possíveis ar livre.

Com isso, não nos importamos muito em ficar em hospedagens mais simples e com pouca estrutura, já que quase sempre não conseguimos aproveitá-la (por falta de tempo). Porém, isso não significa que não apreciamos nos hospedar em lugares como o Itáytyba, que nos permitam ter maior conforto e facilidade durante uma viagem.

A verdade é que gostamos de viajar e viver novas experiências, seja acampando ou dormindo em um quarto quentinho e confortável. Por isso, amamos ter vivido mais essa experiência no Itáytyba.

Hotel Fazenda Itáytyba em Tibagi
Área externa do Centro de lazer da Aldeia dos Pioneiros. Tudo muito lindo!

Aldeia dos Pioneiros

Em nossa estada por lá, o clima não estava dos melhores, por isso alguns dos passeios que faríamos tiveram que ser cancelados. Isso não foi de todo ruim, porque pudemos aproveitar melhor a infraestrutura da Aldeia dos Pioneiros.

O Léo amou o fato de não termos podido fazer os passeios do período da tarde, pois assim, pôde ir pra piscina, que fica em ambiente interno e estava com uma temperatura muito agradável, já que é aquecida.

Hotel Fazenda Itáytyba em Tibagi

Além de brincar na piscina, também aproveitou o salão de jogos que tinha mesa de sinuca, ping-pong e pebolim. E claro que curtiu muito o parquinho também. O Léo gostou de tudo, já que tinha muitas opções de coisas pra fazer por ali.

Não havia equipes de recreação ou cuidadores de crianças. Então, a gente teve que ficar o tempo todo com o rapazinho. Isso não é uma coisa que a gente acha ruim. Afinal, uma das coisas que a gente mais gosta é de aproveitar os momentos junto com ele. No entanto, soubemos que nos feriados e em períodos de alta temporada eles tem recreadores.

Em uma das tardes, depois que parou de chover fomos caminhar pelos arredores da Aldeia dos Pioneiros, que estava com um visual incrível com muita neblina. Claro que aproveitamos para fotografar e brincar muito também.

Hotel Fazenda Itáytyba em Tibagi

Acomodações

Como fomos convidados pelo hotel, não escolhemos a opção de quarto que iríamos dormir. O Itáytyba nos proporcionou uma experiência muito gostosa e confortável em um dos chalés colonial da propriedade.

Hotel Fazenda Itáytyba em Tibagi

O chalé colonial que ficamos tinha dois dormitórios, sala de estar, cozinha, um banheiro, área com tanque de lavar roupas e varanda. Os cômodos do chalé eram amplos e estavam muito limpos e organizados. Nos sentimos como em um casarão 🙂 .

No chalé havia espaço para cinco pessoas, contando com a cama que estava na sala de estar. Uma ótima opção para famílias com crianças.

Havia também Tv, mas não à cabo e o sinal não era dos melhores. Isso nunca é um problema pra gente, pois a última coisa que a gente quer quando vai viajar, é assistir Tv.

Hotel Fazenda Itáytba em Tibagi

Na sala, tinha lareira, o que além de deixar o ambiente ainda mais bonito, também ajudou a aquecer o chalé durante a noite que estava bem fria. Inclusive tivemos uma noite muito agradável depois do jantar. Aproveitamos para jogar cartas, aquecidos pela lareira, regados a vinho e a suco de morango. Foi uma ótima noite!

O hotel conta com outras opções de acomodações também. Na primeira vez que fomos pra lá, ficamos em um apartamento que tinha um quarto bem espaçoso, uma ante sala com lareira, banheiro privativo e varanda com rede. Nós já havíamos gostado da experiência e do conforto dessa vez, imagine no chalé colonial.

No vídeo abaixo, você consegue ver mais detalhes sobre o chalé que nós ficamos:

Bar-Ristorante Nonno Giuseppe

O Restaurante fica na Aldeia dos Pioneiros e é onde todas as refeições são servidas para os hóspedes. Pensa se não comemos bem? Tudo estava muito gostoso e bem servido.

Restaurante Hotel Fazenda Itaytyba em Tibagi

O café da manhã era super completo, com diversas opções de bolos, pães, frios, sucos e bebidas quentes. Delíciaaa!

Restaurante Hotel Fazenda Itaytyba em Tibagi
O café da manhã estava repleto de bolos, pães, frios, sucos…delícia!

Nos dois almoços que fizemos por lá, tinha vários pratos quentes e frios para escolhermos, além de sobremesa. O forte do restaurante é a comida regional e caseira, mas eles servem comida internacional também.

Restaurante Hotel Fazenda Itaytyba em Tibagi
Algumas comidinhas são servidas direto no fogão a lenha. Que ajuda bem a manter a temperatura dos alimentos, principalmente em dias frios.

Em algumas ocasiões o Itáytyba promove programações especiais com culinárias diferentes. Na noite do sábado que estávamos lá, tivemos uma noite árabe. Todos os pratos servidos eram da culinária árabe e estavam deliciosos.

Restaurante Hotel Fazenda Itaytyba em Tibagi

Além da comida, tivemos também uma apresentação de danças árabes. Nós nunca havíamos assistido esse tipo de dança ao vivo e foi interessante.

Restaurante Hotel Fazenda Itaytyba em Tibagi

O restaurante é aberto para não hóspedes também, inclusive nas programações como a noite árabe. É sempre bom entrar em contato com o hotel, para reservar se quiser almoçar ou jantar por lá.

Alambique do Isidoro

Antes do jantar, fomos degustar cachaças no Alambique do Isidoro que também fica na Aldeia dos Pioneiros. As cachaças são aromatizadas no Itáytyba e estão disponíveis para venda na lojinha do hotel.

O momento de degustação é perfeito para aquecer as noites frias de inverno no Itáytyba. Nós nem somos super fãs de cachaça, mas a gente adora degustar e conhecer novos sabores.

Alambique do isodoro no Hotel Fazenda Itáytyba em Tibagi

Parque do Vô Ivo

O Parque do Vô Ivo é uma mini fazenda que faz parte do Complexo Itáytyba. Lá é possível fazer diferentes trilhas, visitar a Casa de Memórias Nhá Tota, o Centro Paleontológico, entre outros passeios.

Parque do Vô Ivo no Hotel Fazenda Itáytyba em Tibagi

O Parque do Vô Ivo tem um receptivo turístico, onde nós tomamos um chazinho e ainda pudemos degustar pãezinhos com geleias. Todos os passeios realizados no Parque do Vô Ivo partem deste centro receptivo, que tem toda a estrutura para receber bem os turistas. Tem banheiros, lugar pra comprar água, áreas para descanso, inclusive com muitas redes…adorooo.

Parque do Vô Ivo no Hotel Fazenda Itáytyba em Tibagi

Sem contar as árvores frutíferas espalhados por lá. Delícia comer frutas colhidas na hora. Você também curte?

Parque do Vô Ivo no Hotel Fazenda Itáytyba em Tibagi

Nós iríamos duas vezes para o Parque do Vô Ivo, para fazer duas trilhas diferentes. Porém, o clima não ajudou e conseguimos ir apenas uma vez. Conto pra você o que conhecemos no Parque do Vô Ivo.

Trilha da Pedra da Proa

Trilhas do Hotel Fazenda Itáytyba em Tibagi

A Trilha da Pedra da Proa tem em torno de dois quilômetros de extensão. Passamos por matas preservadas e áreas abertas para chegar até o lindo Cânion Guartelá e a esperada Pedra da Proa.

Trilhas do Hotel Fazenda Itáytyba em Tibagi

Em cada passo dado podíamos contemplar a beleza do lugar. Em determinado ponto da trilha, andamos por entre os cipós que formavam um cenário lindo.

Trilhas do Hotel Fazenda Itáytyba em Tibagi

Lembre-se de levar água, passar protetor solar e repelente. No dia do nosso passeio, o clima estava bem agradável para andar. Por isso, na parte do trajeto onde não havia sombra, não sofremos por conta de sol.

Trilhas do Hotel Fazenda Itáytyba em Tibagi
A Pedra da Proa que desse ângulo, para mim estava parecendo a cabeça de um jacaré com papo 🙂 .

A paisagem é belíssima e inspiradora. Foi muito gostoso fazer essa caminhada, poder contemplar e sentir a natureza bem de pertinho.

Tirlhas do Hotel Fazenda Itáytyba em Tibagi

Visita à Casa de Memórias Nhá Tota.

A Casa de Memórias conta com um acervo formado em grande parte pelas coleções do idealizador do Complexo Itáytyba: Sr. Ivo Carlos Arnt. Outras peças foram sendo adquiridas através de doações de colaboradores.

Na Casa de Memórias é possível ver um pouco da história da região. O lugar é interessante pois, leva a gente a refletir sobre a passagem do tempo e as transformações que ocorreram nas últimas décadas.

Mirante do Cânion Guartelá

Partindo de translado, do centro Receptivo, fomos visitar um mirante do Cânion Guartelá, que é exclusivo do Itáytyba. O Cânion Guartelá é o sexto maior em extensão do mundo e o maior do Brasil. Vale muito a visita!

Mirante do Cânion Guartela no Hotel Fazenda Itáytyba em Tibagi

O trajeto até o mirante foi rápido e o tempo que ficamos por lá infelizmente foi curto. Já estava quase no horário do almoço, o tempo estava esfriando e começando a garoar. Mesmo assim, valeu a pena, pois a paisagem é linda!

Mirante do Cânion Guartela no Hotel Fazenda Itáytyba em Tibagi

A visão é bem ampla e diferente da que podemos contemplar no Parque Estadual do Guartelá. Um mirante não elimina o outro. Aliás, se puder visite os dois.

Mirante do Cânion Guartela no Hotel Fazenda Itáytyba em Tibagi

Uma diferença muito significativa, principalmente para quem tem dificuldade de locomoção, é que no mirante do Itáytyba, é possível chegar com o transporte. Isso facilita a vida de muitas pessoas.

No Parque Estadual do Guartelá, tem transporte para pessoas com limitações, idosos, gestantes e crianças de colo, mas apenas até certa parte do trajeto (que é a parte mais cansativa, principalmente na volta).

Outras atividades e passeios

Além das atividades e passeios que fizemos na Aldeia dos Pioneiros e Parque do Vô Ivo o Itáytyba oferece outras. Nós tivemos a oportunidade de participar de mais duas.

Cachoeira do Rincão

Chegamos no sábado pela manhã no complexo e já tínhamos um passeio programado. Fomos conhecer a Cachoeira do Rincão. Esse passeio não é incluído no valor da diária.

Cachoeira do Rincão no Hotel Fazenda Itáytyba em Tibagi

O trajeto até a cachoeira é feito com transporte do hotel. Levamos em torno de 30 minutos para chegar até lá. O transporte parou na beira da cachoeira.

Para acessar uma das quedas tivemos que fazer uma pequena caminhada às margens do rio. Muitooo fácil! Para ir com crianças e pessoas que não conseguem andar muito é bem tranquilo.

Cachoeira do Rincão no Hotel Fazenda Itáytyba em Tibagi

Uma das quedas da cachoeira é pequena e bem acessível. Deve ser gostoso em dias quentes, entrar e se deixar massagear pelas águas que descem pelas pedras. Como o clima no dia que fomos não estava muito favorável, não tive coragem de entrar na água, apenas molhar os pés. Só de contemplar e ficar por ali um pouco, já ficamos satisfeitos.

Cachoeira do Rincão no Hotel Fazenda Itáytyba em Tibagi

Em outra queda da cachoeira há a formação de uma piscininha natural rasinha, em que o fundo é de areia. Outro lugar que deve ser gostoso entrar na água para brincar no calor. Como não entramos, nos restou sentar, contemplar a beleza do lugar e ouvir o som da correnteza da água. Coisa boa demais!

Se você quiser entrar na água, lembre-se de levar em sua mochila uma toalha e já ir vestido com roupas apropriadas. Perto da Cachoeira não tem banheiro para trocar de roupa, nem nada parecido. Leve também um lanche e água para beber, principalmente se estiver com crianças.

Cachoeira do Rincão no Hotel Fazenda Itáytyba em Tibagi

Esse passeio também pode ser feito por pessoas que não estejam hospedadas no hotel. No valor do passeio já está incluído o transporte e o seguro.

Este passeio durou em torno de duas horas e meia contando com o tempo de deslocamento.

Assista como foi nosso passeio na Cachoeira do Rincão:

Café tropeiro

Uma experiência muito interessante e gostosa que tivemos no Itáytyba foi tomar um café tropeiro. Algumas cidades situadas nos Campos Gerais fizeram parte da Rota dos Tropeiros e Tibagi foi uma dessas cidades.

Café tropeiro no Hotel Fazenda Itáytyba em Tibagi

Com certeza por ali, tomaram muito café e nós tivemos a oportunidade de conhecer e experimentar um café feito à moda dos tropeiros. A diferença do café tropeiro para o café que costumamos tomar é que ele não é coado. No entanto, não tomamos nadinha de nada de pó do café.

Café tropeiro no Hotel Fazenda Itáytyba em Tibagi

O pó do café é colocado junto da água e quando a água está fervendo é necessário adicionar um pedaço de lenha em brasa. É isso que faz a água se separar do pó. Incrível, não? Eu não fazia ideia de que nosso café seria assim e achei muito interessante.

Café tropeiro no Hotel Fazenda Itáytyba em Tibagi

Esse cafezinho, foi servido de manhã, antes de irmos para o Parque do Vô Ivo. Além do café tinha também um bolo de fubá. Quase saímos da Aldeia dos Pioneiros sem tomar café da manhã, porque inicialmente, achamos que no café tropeiro teria outras opções de alimento.

Uma dica: se você for participar desta experiência, tome o café da manhã na Aldeia dos Pioneiros que é bem completinho com muitos pães, bolos, frios e diferente bebidas. Assim, você ficará bem preparado para as atividades do dia. Depois aproveite o café tropeiro também.

O café tropeiro não é incluído no valor da diária.

Transporte

Aqueles que não gostam de colocar seus carros em estrada de terra, vão amar ficar no Itáytyba. Uma vez lá dentro, o hóspede não precisa usar seu carro para fazer nenhum tipo de passeio.

Transporte no Hotel Fazenda Itáytyba em Tibagi.

Todos os passeios que são feitos por lá, tem transporte incluído, condutor e seguro. E o legal é que eles oferecem opções de passeios para todas as idades.

Outros detalhes

  • O pacote de hospedagem inclui a pernoite, pensão completa (café da manhã, almoço e jantar, mas sem bebidas), o uso de toda a estrutura na Aldeia dos Pioneiros e um passeio no Parque do Ivo. Uma diária para casal em apartamento custa R$ 599,00.
  • Qualquer outro passeio que você quiser fazer no complexo Itáytyba precisa ser pago à parte. Além dos passeios mencionados anteriormente, é possível também fazer cavalgadas, visitar outras cachoeiras (inclusive com nível de dificuldade maior da que fizemos), além de outras atividades no Parque do Vô Ivo.
  • É possível fazer os passeios mesmo que você não esteja hospedado no Hotel. O custo é diferente para não hóspedes.
  • Há opção de Day Use no Parque do Vô Ivo: Inclui trilha, casa de memórias, mirante do Cânion Guartelá e almoço com o custo de R$ 130,00.
  • Há também opção de Day Use na Aldeia dos Pioneiros: inclui o uso de toda a estrutura (piscinas, salão de jogos, etc), trilha no Mato Fortaleza e almoço com o custo de R$ 130,00 também.
  • O hotel funciona todos os dias, mas não tem recepção 24 horas.
  • O Parque do Vô Ivo não recebe visitantes às quartas-feiras.
  • Sempre que o hotel promove eventos especiais ou promoções eles publicam em sua página do Facebook e Instagram. É bom ficar atento para não perder as novidades.

Endereço do Hotel Fazenda Itáytyba e contato.

Para mais informações sobre o Itáytyba entre em contato com eles: (41) 3012-9711

Para acessar o site do Hotel, clique aqui.

Itáytyba Ecoturismo – Aldeia dos Pioneiros
BR 153, Rodovia Transbrasiliana Km 184,4
Estrada Tibagi Ventania.


Espero que tenha gostado de saber mais sobre essa ótima opção de hospedagem em Tibagi. Você já conhece o Itáytyba? Conta pra gente a sua experiência. Se tiver alguma dúvida a respeito do que relatamos é só perguntar 🙂 .

Siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de todas as aventuras do Turistando Pelo Paraná em tempo real.

Até a próxima!!

Keila Kubo

*Este post é resultado de uma parceria feita com o Itáytyba onde firmamos uma permuta. Aceitamos fazer essa permuta, pois já conhecíamos os serviços prestados por eles e sabíamos que era uma ótima opção de lugar para indicar aqui no Blog (inclusive já havíamos indicado em outro post que fala sobre Tibagi).

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
%d blogueiros gostam disto: