Encontro da RBBV em Curitiba: troca de experiências, conhecimento e turismo.

Recentemente o Turistando Pelo Paraná me proporcionou passar por um momento muito especial, quando participei do 2º encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagens (RBBV). O Encontro da RBBV foi uma delícia, pois conheci outros blogueiros que assim como eu, são apaixonados por viajar e compartilhar suas experiências. Além disso, tive a oportunidade de aprender e me aperfeiçoar para continuar blogando muito por aqui.

Claro que não poderia deixar de compartilhar tudo o que rolou durante o maior encontro de blogueiros de viagens do Brasil.

RBBV

Crédito da foto: Marcia Picorallo do Blog Mulher Casada Viaja.

Mais de 1300 blogs de viagem fazem parte da RBBV, que teve seu início em novembro de 2011. Não sei ao certo desde quando sabia da existência da Rede, mas pelo menos, nos últimos três anos tenho sido leitora de muitos dos artigos publicados por seus membros. A RBBV possui um site em que é possível visualizar as publicações dos diversos blogs membros e isso sempre facilitou muito minhas pesquisas quando queria planejar alguma viagem. Lá no site, você tem acesso a publicações sobre destinos do mundo todo.

Desde que comecei a escrever no blog, uma das minhas metas era fazer parte do grupo para poder trocar experiências e adquirir novos conhecimentos. Amo tanto viajar e compartilhar que queria muito poder estar próxima de pessoas com os mesmos gostos e intenções que as minhas.

Por isso, fiquei muito feliz quando o Turistando Pelo Paraná foi aceito na RBBV. Quando vi que haveria um encontro no mês de novembro e que seria em Curitiba fiquei ainda mais feliz e corri me inscrever. Não poderia perder um encontro em terras paranaenses 🙂 . Não sabia ao certo o que me esperava, minhas expectativas eram altas, mas com toda a certeza foram superadas.

ENCONTRO DA RBBV 2018

O Encontro aconteceu em Curitiba dos dias 01 à 04 de novembro de 2018 e reuniu cerca de 140 blogueiros. O Encontro da RBBV teve como intenção contribuir com o aperfeiçoamento do trabalho do blogueiros e a consolidação da profissionalização dos blogs de viagem.

A programação do evento estava repleta de atividades e nós tivemos pelo menos dois dias inteiros de passeios e um dia e meio de palestras. Além das confraternizações noturnas que aconteceram em diferentes estabelecimentos da cidade.

Tudo foi muito organizado! E nós fomos muito bem recebidos em cada local por qual passamos!

RECEPÇÃO NA TORRE PANORÂMICA

Crédito da foto: Helen Pusch do blog Recordações de Viagens.

No primeiro dia fomos recepcionados pelo prefeito da cidade, Rafael Greca que demonstrou todo seu conhecimento sobre Curitiba ao nos guiar pelo passeio que fizemos na Torre de Telefonia da Oi. A Torre é um ótimo lugar para ter uma noção da grandeza e beleza da cidade de Curitiba.

Crédito da foto: Jair Prandi do blog Viagens e Caminhos.

Após, tivemos o privilégio de almoçar em um dos restaurantes mais tradicionais da cidade e que eu particularmente tinha vontade de conhecer: o Bar do Alemão. Além de almoçarmos super bem, ainda pudemos bater bons papos com outros blogueiros.

No período da tarde demos um giro pelo cidade com a linha de Turismo que passa por diversos pontos muito frequentados pela comunidade e também pelos turistas. Nós tivemos a oportunidade de descer rapidamente em três lugares: o famoso Jardim Botânico, a Unilivre e pra finalizar, no lindíssimo Parque Tanguá.

 

 

Todos os locais que descemos foram definidos pela organização do evento. Mas, os turistas que optam por fazer esse passeio podem escolher quais os lugares querem visitar.

Pra finalizar a programação do primeiro dia, tivemos um ótimo momento de abertura oficial do encontro na Hard Rock Café. O Restaurante é todo lindo e temático. Nosso evento aconteceu em uma área reservada que fica no piso superior. Além de nos confraternizarmos, tivemos duas palavras de boas vindas à cidade: uma por um representante da Serra Verde Express que apoiou o encontro e outra pelo representante do Instituto Municipal Curitiba Turismo que foi um dos parceiros.

 

Crédito da foto: Paulo Cattelan do Blog Gastando Sola.

Passeio à Morretes

No segundo dia de evento saímos um pouco do centro urbano de Curitiba e fomos fazer o tradicional passeio à Morretes. Na ida à cidadezinha fomos de van pela linda estrada da Graciosa. Não tivemos muita sorte durante os nossos passeios por Curitiba e região, pois os dias estavam bem nublados. Fato que é muito frequente na cidade. Eu pelo menos, em pouquíssimas vezes tive o privilégio de ver dias ensolarados por lá. Mas, mesmo assim o passeio valeu a pena.

A estrada da Graciosa é linda e encantadora, pois é um passeio feito em meio a mata Atlântica, além de ser também um caminho repleto de histórias.  Ali respiramos ar puro e pudemos apreciar muito a natureza. A dica é ir com tempo para parar e aproveitar tudo com mais calma.

 

 

Antes de chegarmos no centro de Morretes, paramos em uma atração que foi inaugurada há pouco tempo: O Hisgeopar. No lugar é possível conhecer um pouco da história e da geografia do Paraná através da visualização de uma maquete animada muito bem construída. O passeio dura pouco, mas achei bem interessante.

 

 

Chegando no centro de Morretes fomos almoçar o típico Barreado no Restaurate Madalozo. Já havia estado em Morretes outras vezes, mas não tinha almoçado nenhuma vez neste restaurante.

 

 

Este é um dos restaurantes mais antigos da cidade e nos serviu um almoço delicioso. O destaque foi para a banana recheada que eu nunca havia comido antes, estava divina!

 

 

O retorno para Curitiba foi feito de Trem. Esse passeio é muito incrível! A viagem de volta dura em torno de quatro horas e a expectativa é de poder contemplar o por do sol durante a subida da Serra do Mar. Não tivemos tanta sorte mais uma vez. Mas, mesmo assim o passeio foi lindo!

 

Crédito da foto: Marcia Picorallo do Blog Mulher Casada Viaja.

Chegando em Curitiba ainda tivemos um Happy Hour no Gards Rooftop, um bar com ambiente moderno e aconchegante, localizado no Shopping Batel. Foi mais um momento para trocar experiências.

 

Micca e Gui do blog Viajante Inveterado e Patricia e Itamar do Blog De Mochila e Caneca.

Palestras, Mercado Municipal de Curitiba e Ópera de Arame

No nosso terceiro dia de evento passamos o dia todo no Mercado Municipal de Curitiba, onde aconteceram diversas palestras. Inclusive fomos recebidos com um delicioso e caprichado café da manhã no local.

 

Crédito da foto: Paulo Cattelan do blog Gastando Sola Mundo afora.

Os temas abordados durante o dia foram os seguintes: A Nova Rede Social de Viajantes (Tripadvisor)/ Mídias Sociais – comunidade, crescimento e engajamento/ Formas de monetizar seu blog/ Criando produtos relacionados ao blog/ Contando história através do Youtube / Boas práticas para ser considerado para Press Trips, eventos e parcerias/ SEO para iniciantes/ Estratégias de marca e reputação para o seu blog/ Estruturas empresariais e tributárias para otimização dos resultados financeiros.

 

Painel: Contado história através do Youtube (dicas e ferramentas) com os blogueiros Maurício Oliveira, Angie Sant Ana, Ana Luiza Strauss e Robson Franzoi. Crédito da foto: Paulo Cattena do Gastando Sola Mundo Afora.

Tudo foi conduzido de maneira interessante, tanto é que nem vi o dia passar. Muito do que foi apresentado durante as palestras eu já havia procurado informações para sanar dúvidas, aprender e me aperfeiçoar. Mas, nem sempre tais informações aparecem de maneira organizada e específica para os blogueiros de viagens. Portanto, foi ótimo ter acesso aos conhecimentos trazidos durante o evento. Com certeza o pouco que já sabia foi ampliado e tudo o que ouvi, foi válido para me ajudar na tomada de decisões de maneira mais consciente ao que pretendo e sonho para o blog.

As palestras duraram o dia todo, mas tivemos um tempinho no horário reservado para almoço para dar umas voltinhas pelo Mercado Municipal que conta com mais de 190 comerciantes.

 

 

Eu comi um pastel delicioso na Pastelaria Curitiba e que sugiro fortemente que você vá experimentar: pastel de carne seca com pinhão.

 

 

Para finalizar o dia, nossa noite foi muito especial. Essa com certeza foi a noite que eu mais gostei! Tivemos uma confraternização na Ópera de Arame, um local que é puro charme.

 

 

Além de um tour pela Ópera, fomos agraciados com um Happy Hour caprichado e tivemos o privilégio de ouvir boa música tocada ao vivo.

 

 

Essa apresentação faz parte do projeto Vale da Música. Foi tudo muito lindo e gostoso!

 

ARENA DA BAIXADA, CAPELA E MAIS PALESTRAS

No último dia oficial do evento, fomos visitar a Arena da Baixada (Clube Atlético Paranaense). E mesmo eu nem sendo mais uma pessoa super ligada em futebol posso dizer que curti muito esse tour. O Estádio foi palco de jogos da Copa do Mundo em 2014. É muito bonito e tecnológico.

 

 

Além de fazer o Tour, tivemos um momento exclusivo ao poder pisar no gramado e chutar a gol. Eu fiquei emocionada só de pisar em um gramado de um estádio de copa do mundo, imagine chutar a gol. Foi incrível! Coisas que só uma visita como blogueira de viagem nos proporciona. Me senti privilegiada mais uma vez 🙂 .

Depois da visita à arena que durou em torno de três horas, fomos almoçar no Largo da Ordem, que é onde acontece uma tradicional feira aos domingos pela manhã. Não deu tempo de andar com calma e aproveitar tudo o que tem na feira. Mas, deu pra ver que são muitas barraquinhas, todas com muitos artesanatos.

 

 

Almoçamos em um restaurante que serviu uma deliciosa e farta comida árabe. Optamos por comer no rodízio e valeu super a pena.

Já com clima de despedida fomos participar das últimas palestras do evento. Desta vez o local escolhido foi a Capela Santa Maria. A Capela foi construída em 1939 e hoje é um espaço cultural onde ocorrem concertos musicais.

 

 

Os temas das palestras apresentadas neste dia foram: Youtube Business: como ganhar dinheiro com o seu canal? / A ferramenta mais rentável para monetizar em 2019/ SEO nível médio e avançado/ Melhorando o rendimento de programas de afiliados em seu blog.

O evento ainda contou com mais uma confraternização, da qual eu não pude participar, pois precisava pegar a estrada de volta pra casa. Fui sozinha nessa viagem, mas o Marcio e Léo foram me buscar em Curitiba, portanto retornamos juntos 🙂 .

Tudo o que vivi nesses dias foi sensacional! Apesar de já conhecer um pouco de Curitiba, foi bom demais fazer os passeios junto à tantos blogueiros de viagem.

PATROCÍNIOS, PARCERIAS E APOIOS

O Encontro da RBBV contou com o patrocínio das seguintes empresas: TripAdvisor, Seguros Promo, EasySim, ViajaNet e Booking.com. Além disso, o Curitiba Convention e Visitors Bureau e Instituto Municipal Curitiba Turismo foram parceiros. Ainda tivemos o apoio da Belvitur, Curta Curitiba e da Serra Verde Express. Sem os patrocínios, apoios e parcerias dessas empresas não seria possível a realização do encontro.

Portanto, deixo registrado os meus sinceros agradecimento à todos eles e especialmente à comissão organizadora da RBBV que correu atrás de todos os detalhes e nos proporcionou esse ótimo evento: Rafael Miranda, Claudia Beatriz Saleh, Renata Sucena, Maíra Silveira e Daniela Duarte.

Já estou esperando o próximo! 🙂

FINALIZANDO

Espero que tenha gostado de saber como foi o maior encontro de blogueiros de viagens do Brasil.

Em breve saem os posts sobre Curitiba pra você se inspirar e turistar muito pela capital do Paraná. Que cidade maravilhosa! Com certeza saí do encontro ainda mais fã de Curitiba.

Para continuar acompanhando nossas aventuras pelo Paraná, siga nos nas redes sociais. Inclusive, no Instagram tem stories salvos sobre o encontro. Dá uma olhadinha lá!

Até a próxima!

Keila Kubo

 

LEIA MAIS SOBRE O ENCONTRO EM OUTROS BLOGS QUE PARTICIPARAM DO ENCONTRO DA RBBV

Viagens e Caminhos – Maior encontro de blogueiros de viagem do Brasil –

De Mochila e Caneca –  2º encontro de blogueiros de viagens RBBV

Uma Viagem Diferente – ERBBV 2018 Curitiba, encontro de blogueiros.

Blog Meu Destino – Curitiba foi sede do Encontro RBBV 2018, o maior encontro de blogueiros do Brasil.

Vida Sem Paredes – 2º Encontro de blogueiros da RBBV agita Curitiba

Viagens Bacanas – Encontro de Blogueiros de Viagem em Curitiba.

D&D Mundo a Fora – Diário de Bordo: 4 dias em Curitiba no encontro da RBBV

Gastando Sola Mundo Afora – Paraná sediou maior encontro de blogueiros de viagem do Brasil – Curitiba – PR

Mochilão Barato – Curitiba sediou o 2º Encontro de Blogueiros de Viagem da RBBV.

Recordações de Viagens – Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem 2018.

 

2 comentários “Encontro da RBBV em Curitiba: troca de experiências, conhecimento e turismo.

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
%d blogueiros gostam disto: