10 brincadeiras para fazer na praia e se divertir com as crianças.

Quem vai pra praia com criança já sabe que dificilmente dá pra ficar parado. Criança exige atenção o tempo todo. E o legal de ir para uma praia mais deserta, como é o caso de algumas da Ilha do Mel, é que você não precisa ficar tão preocupado de que irá perder a criança no meio do fervo. Sem contar que tem muito mais espaço pra realizar diversas brincadeiras sem trombar em ninguém.

IMG_9325.jpg

Na nossa viagem pra Ilha do Mel, fizemos algumas brincadeiras super simples, com o Léo, e todos nós nos divertimos. E achei que seria legal compartilhar isso no blog. Ao pensar sobre esse post, me vieram na cabeça outras brincadeiras, que aplico sempre no meu ambiente de trabalho (que são sucesso entre as crianças) e que poderiam ser adaptadas tranquilamente para a praia. Se tivéssemos brincado com o Léo, certeza que ele teria gostado também. Vão ficar para a próxima vez!

Na maioria das brincadeiras, você pode aproveitar os recursos naturais, sem se preocupar em levar nenhum adereço. Algumas são clássicas e foram ajustadas para o ambiente da praia. Se você por acaso não conhecer ou não se lembrar delas, clique no nome da brincadeira e será direcionado a uma descrição mais detalhada. Não incluí nessa lista as brincadeiras tradicionais como, fazer castelinho, pular onda e pegar jacaré. Nós brincamos muito disso também, mas quis dividir com vocês o que julguei ser diferente do habitual.

1) Escrever na areia:

Arrume um graveto de árvore e finja que a areia é o papel. Escreva o que vier na cabeça: declarações, frases, palavras, etc. No caso de crianças pequenas como o Léo, que estão aprendendo as letras, é super legal, pois é um desafio diferente e chamativo. O Léo que não se interessava muito ainda por letras na época da viagem, adorou ficar escrevendo o nome dos familiares e amigos. Teve repeteco dessa brincadeira durante toda nossa estadia na Ilha.Escrever na areia2.jpg

2) Tirar fotografias dando pulos divertidos:

Nessa, você precisará de no mínimo um celular. Chame a criançada e comece a loucura. Pule de um lado, de outro, com pernas afastadas, agrupadas, etc. Certeza que renderão muitas risadas e um pouquinho de cansaço também…:) E no final, ainda dá pra ficar com uma linda recordação como essa abaixo. pordosol

3) Jogar Amarelinha:

Desenhe uma amarelinha na areia, arrume uma conchinha ou cascalho que esteja na praia (para ser a pedrinha) e divirta-se.

4) Jogo da Velha

Com o mesmo princípio da brincadeira anterior: desenhe a tabela do jogo da velha na areia com um graveto, cada participante precisará de um para escrever seu símbolo. Brinque até cansar!

5) Disputa de salto em distância:

Brinquei disso quando era adolescente, mas se tivéssemos brincado com o Léo ele teria amado. Marque no chão um linha reta onde será o início do salto. Os participantes da brincadeira podem correr para tomar distância, e precisam pisar antes da linha marcada anteriormente e saltar o mais longe possível. Aqui irão rolar muitos tombos e risadas. O ideal é procurar um lugar com areia mais fofinha. 😉

6) Disputa de corrida:

Marque uma linha reta no chão para delimitar quando a corrida acaba. Posicionem-se para trás da linha, na distância que desejarem e combinem quem dará o start da corrida. Pronto!! Só correr, se divertir e cansar. Haja fôlego para acompanhar a criançada…:)

Praia_ilha_do_mel_farol

7) Jogar Forca:

Essa não daria pra brincar com o Léo, por enquanto, mas as crianças que sabem ler adoram. Escolha um tema (por exemplo: animal, cor, o que tem na praia, o que tem na cozinha, etc. ) e uma palavra sobre esse tema.  Depois desenhe traços na areia com a quantidade de letras que houver na palavra desejada. (Exemplo: OVO : _ _ _) Fale para a criança o tema escolhido e peça que ela inicie a brincadeira dizendo a primeira letra que achar que tem na palavra. E dê prosseguimento. Use a criatividade e pense em palavras engraçadas. Uma brincadeira com mistérios sempre agrada.

8) Pega-pega Suco de Meleca:

Essa é sucesso na piscina, certeza que na praia também. Peça para que todos os participantes fiquem um ao lado do outro com uma certa distância da água e de costas para ela. Para começar a brincadeira, o pegador, deve estar posicionado de frente com os participantes e dizer a expressão: “Suco de meleca”, e os participantes devem perguntar: “Que suco?”. Então, o pegador começa a dizer tipos de suco diferentes, valendo tanto sucos saborosos que existem, como sucos melequentos que não existem (Ex: Suco de uva, suco de maracujá, suco de borracha, suco de xixi).

Cada vez que os participantes escutarem o suco escolhido pelo pegador, devem dar um pulo em direção à ele se gostarem do suco e dar um pulo para trás (em direção ao mar) se não gostarem do suco. Quando o pegador disser “suco de meleca” pela segunda vez, os participantes devem fugir em direção à água. Aqueles que chegarem até ela estarão salvos. O pegador deve tentar pegar alguém e aí começa tudo de novo. Quanto mais sucos melequentos, mais a criançada se diverte.

9) Pega-pega espelho:

Nesse pega-pega, o participante que for pego deve fazer uma pose bem criativa e ficar parado como uma estátua. Essa pessoa pode ser salva por outra, que deverá imitar a mesma pose em frente a estátua, como se fosse um espelho. Dá pra brincar fora e dentro da água, em casos de praia com o mar bem calminho. Outro sucesso na piscina e que será pura diversão na praia.

10) Imagem e ação:

E pra terminar,  a minha preferida: Pense em um tema e em algo relacionado a esse tema (por exemplo: objeto – óculos). Desenhe o óculos na areia e peça para que a criança adivinhe o que é. Dá pra fazer a mesma coisa com mímica. Aí vocês escolhem se querem a imagem (desenho) ou a ação (mímica). Diversão para todas as idades. Quem concorda?

escrevendo_na_areia_ILha_do_mel


E aí gostaram do post? Me conta quais as brincadeiras você costuma fazer com as crianças quando vai à praia. Vamos fazer essa listinha crescer…

Espero que goste dessas dicas e aproveite-as!

Lembre-se de seguir o blog nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades. E compartilhe esse post com os amigos que tem filhos e estão pensando em curtir as férias na praia.

Até a próxima!!

Keila Kubo

*****  Veja também nosso vídeo na Ilha do Mel, aqui.

Mais sobre a Ilha do Mel em Turistando Pelo Paraná:

Praia para curtir com a criançada, Maracolate e Pousadinha: o nosso 1º dia na Ilha do Mel.

Lugares imperdíveis para você conhecer na Ilha do Mel: o 2º dia.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s