O que você precisa saber sobre o seu deslocamento em Sapopema.

Uma coisa que me chamou a atenção em Sapopema e me motivou a escrever este post  é a questão das distâncias entre as atrações e as opções de hospedagens que a cidade oferece. Digo isso, porque vi acontecer duas situações que parecem ser corriqueiras:

Situação 1: Os protagonistas dessa situação faziam parte do grupo que eu estava. Quando fomos para o Pico Agudo, queríamos ir também ao Salto das Orquídeas, para aproveitar bem o dia. A ideia seria fazer a trilha do Pico no período da manhã, almoçar no centro de Sapopema e fazer a trilha do Salto das Orquídeas à tarde. Isso, era o que nós queríamos e achávamos que conseguiríamos fazer. Gente, sério, não deu mesmo.

Primeiro que aconteceram alguns atrasos (que pode ocorrer com qualquer um pois, a vida é imprevisível), segundo que apesar da distância até o Pico Agudo não ser tão grande, gasta-se muito tempo, pois são 25 km de estrada de terra. Com isso, nosso almoço foi acontecer depois das 16:30 da tarde. Mesmo que não tivéssemos atrasado no começo da manhã, não rolaria ir ao Salto da Orquídeas, porque estaríamos fisicamente desgastados para fazer mais uma trilha e teríamos pouco tempo para aproveitar o Salto também. A minha dica é tirar um dia inteiro para ir ao Pico e assim, fazer as coisas com calma. Subir aproveitando cada passo, respirando aquele ar puro da montanha, tirar muitas fotos no caminho, chegar ao topo, fotografar muito mais, simplesmente gastar tempo com as paisagens que podem ser contempladas lá de cima e finalmente descer tudo de novo. E nesse caso é indispensável levar um lanche que te sustente mais e não faça você ficar pensando em descer logo para almoçar.

Situação 2: desta vez não protagonizamos esta situação. Eis que, estávamos no alto do Pico Agudo quando nos deparamos com um outro grupo que havia chegado ao topo também. Isso era quase 13h e eles perceberam que a Mariana (nossa condutora) conhecia o pessoal da Fazenda Abaeté. O grupo havia combinado (tinha agendado mesmo) de almoçar na Abaeté, quando conversando com a Mariana, perceberam que a Fazenda ficava há 13 km do centro de Sapopema, pediram para a Mariana tentar avisar que não iriam mais no almoço. (Detalhe: geralmente o sinal telefônico funciona no topo do Pico Agudo, mas alguns como o meu não tão bem, então a comunicação fica bem precária nessas situações). Se eles realmente fizessem isso, seria desrespeito, pois o pessoal da Fazenda estava preparando esse almoço. No fim, o grupo foi almoçar, o que me deixou aliviada. Claro que chegaram tarde lá, mas o importante é que ele foram depois de a Sandra finalmente conseguir fazer contato com eles.

O que essas duas situações tem em comum? Nenhum dos dois grupos tinha noção da distância e tempo que levariam para percorrer e chegar até seus destinos. E queriam abraçar o mundo e fazer diferentes passeios em apenas um dia, para mim ficou bem claro que não dá (no caso do Pico Agudo e mais algum outro). Essas situações me motivaram a escrever este post, e quem sabe te ajudar a otimizar o tempo e desfrutar bem dos passeios que você gostaria de fazer.

Para isso, montei dois mapinhas, com ajuda do marido e do Google Maps (indispensável). Vamos a eles:


MAPA A:

mapa pico agudo

Legenda: 1) Pico Agudo; 2) Centro de Sapopema; 3) Salto das Orquídeas; 4) Fazenda Abaeté.

Marquei no mapa 1, quatro pontos em que dá pra você ter uma ideia de como as atrações ficam em direção opostas umas das outras.

Distâncias e tempo que levamos para percorrer cada uma delas (aproximadamente):

Pico Agudo > Centro de Sapopema: 30 km (sendo 25 km de estrada de terra) e levamos uma hora.

Fazenda Abaeté > Pico Agudo: 43 km (sendo 12 Km de calçamento de pedras, 25 km de estrada de terra e 5 km na rodovia) e foram uma hora e vinte minutos.

Centro de Sapopema > Fazenda Abaeté: 13 km (sendo 12 km de calçamento de pedras) e gastamos 20 minutos.

Pousada Abaeté > Salto das Orquídeas: 15 km e levamos 30 minutos.


MAPA 2

mapavidanova

Legenda: 1) Centro de Sapopema; 2) Pousada e Fazenda Abaeté;  3) Toca da Buzina; 4) Sítio Matias; 5) Casa de Pedra.

Neste mapa marquei  5 pontos, com exceção do centro de Sapopema, todos os outros dizem respeito ao turismo rural na região do Bairro Vida Nova. Entre o centro de Sapopema e o Sítio Matias são 15 Km (sendo 12 de calçamento de pedras e 3 km de estrada de terra) e levamos 30 minutos para chegar lá.

Nosso ponto de partida para a Toca da Buzina e para a Casa de Pedra, foram o Sítio Matias. Mas, não sei a distância e também o tempo que gastamos. Porém, pelo mapa dá pra ver que ficam bem próximas do Sítio, portanto, foi rapidinho.

Se você se hospedar na região de Vida Nova, ficará um pouco mais distante do Pico Agudo, então não sugiro agendar o almoço nessa região quando for subí-lo. Mas, daria pra tomar um cafe rural à tarde. Já, se resolver ir no Salto das Orquídeas e não quiser passar o dia todo por lá, até acho possível almoçar na região de Vida Nova. O importante é saber que talvez seu almoço será um pouco mais tarde do que de costume.

Claro que cada um é livre pra organizar sua viagem da maneira que quiser, pois são inúmeras as possibilidades. Mas, tendo noção do tempo e de onde ficam as atrações, acredito que você evitará muitas surpresas. Não dá pra controlar tudo, pois como disse antes, a vida é imprevisível, mas gostaria de ter conhecimento dessas informações antes de ir pra lá.

Espero que este post seja útil para você.

Se gostou, curte e compartilha com os amigos. Além disso, siga-nos nas redes sociais e inscreva-se no blog para receber todas as novidades por email.

Abração e até a próxima!

Keila Kubo

1 comentário Adicione o seu

  1. Republicou isso em Turistando pelo Paranáe comentado:

    Uma coisa que me chamou a atenção em Sapopema e me motivou a escrever este post é a questão das distâncias entre as atrações e as opções de hospedagens que a cidade oferece. Digo isso, porque vi acontecer duas situações que parecem ser corriqueiras:

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s