Buraco do Padre, a impressionante furna com cachoeira em Ponta Grossa.

Um dos lugares que quem vai à Ponta Grossa, e gosta de visitar atrações naturais, não pode deixar de ir, é o Buraco do Padre.

Conta-se que antigamente os padres jesuítas iam até o local para fazer meditações e foi daí que surgiu o nome Buraco do Padre. O local é uma furna com uma cachoeira em seu interior.  É lindo de se ver e com certeza em dias com pouco movimento dá para fazer belas meditações.

O Buraco do Padre fica em um parque que conta também com outras atrações. A furna certamente é o que mais atrai a atenção dos visitantes. Mas, vale a pena ir pra lá e desfrutar de tudo o que o parque proporciona.

Nós já visitamos este incrível lugar duas vezes e não conseguimos explorar todas as possibilidades. Neste post vamos compartilhar com você nossas experiências e te contar o que mais tem pra contemplar por lá.

**este post foi publicado originalmente em 18.12.2017

** atualizado em 10.05.2019

A Trilha Principal

Em nossa primeira visita ao Parque apenas conseguimos fazer a trilha principal que leva até o interior da furna chamada Buraco do Padre.

Trilha para o Buraco do Padre

Acesso à Furna

Para chegar até a furna, é preciso caminhar em uma trilha de aproximadamente 1 km. É uma trilha muito tranquila e fácil de fazer. Os trechos que seriam mais difíceis, dentro da mata, estão com acesso facilitado, com passarela e rampa.

Crianças, idosos e pessoas que não tem o hábito de caminhar muito e fazer trilhas ecológicas terão facilidade em percorrer o trajeto que leva até a fenda do Buraco do Padre.

Trilha para o Buraco do Padre

Inclusive, cadeirantes também podem fazer o passeio. Fiquei admirada com a estrutura que eles oferecem para que todas as pessoas possam contemplar o Buraco do Padre. Deu gosto de ver.

furna Buraco do Padre

A cachoeira

A Cachoeira é linda e tem aproximadamente 30 metros de altura. Dá pra tomar banho de boa. Isso se você gostar de água gelada. Lá na cachoeira quase não bate sol, então a sensação térmica é fria. Em nossa primeira visita, fomos no mês de novembro e o clima não estava favorável a mergulhos. Mas, duas corajosas do nosso grupo resolveram entrar na água e disseram ter sido revigorante.

Buraco do Padre
Os paredões da fenda estão repletos de Andorinhas.

Fotografias na Furna

É muito difícil tirar uma foto com boa qualidade dentro da furna por conta da pouca claridade que tem ali. Por isso, uma dica pra quem gosta de fotografar, é fazer a visita bem no meio do dia, que é quando o sol fica em cima da furna. Isso se não tiver nenhuma nuvem no caminho dele. Na segunda visita que fizemos, tivemos alguns segundos de sol sem nuvem e conseguimos o registro abaixo (o único com essa iluminação).

Buraco do Padre
A minha prima Beth, que mora no estado de São Paulo, estava viajando com a gente, adorou conhecer o Parque.

Por outro lado, visitar o Buraco do Padre nesse horário pode significar ter que competir por um espacinho com outras pessoas. O número de visitantes têm aumentado, com isso tirar fotos sem outras pessoas, pode ser um tanto difícil também.

Trilha do Favo

Trilha do Favo no Buraco do padre

Em nossa segunda visita ao parque, além de ir novamente até a Furna, fizemos também a trilha do Favo. Se você for uma pessoa que não tem dificuldade de locomoção, sugiro que você também vá. Nós gostamos muito!

A trilha do Favo leva ao topo da Furna Buraco do Padre, a Fenda da Freira, a Toca do Morcego e a Pedra do Favo. De todos esses lugares nós fomos apenas até o topo da Furna.

Topo do Buraco do Padre

A trilha é natural, o que já agrada mais aos de plantão, no entanto não é acessível para todos. Na indicação do parque essa trilha tem um nível moderado e não é recomendado fazer com crianças.

Nós fomos com o Léo, mas nas partes mais perigosas ficamos de mãos dadas com ele o tempo todo. Nós não chegamos a ficar tão cansados fisicamente, pois fomos andando devagar e com cautela. O único incômodo foi de andar grande parte do tempo debaixo de sol, já que esta visita foi no verão e no horário mais quente do dia.

Surpresa

Valeu super a pena! A paisagem é linda, composta com diversidade de plantas, árvores e arenitos.

Depois de passar um calorzinho básico, fomos presenteados com algo que não estávamos contando que teríamos. Se soubesse, teria me preparado melhor.

Foi uma surpresa chegar ao topo da Furna e ver que bem próximo dela, havia uma cachoeira que formava uma pequena piscina natural com fundo de areia. Foi delicioso tomar um banho por lá. O clima ali, estava bem diferente do interior da fenda: convidando a gente para aproveitar aquelas águas geladas e transparentes.

Eu nem estava de biquíni, mas não resisti e entrei de roupa e tudo na água. Entenderam, porque eu disse que se soubesse o que teria ali, teria me preparado melhor?

Ali, também descobrimos de onde é a água que desce para o interior da fenda, questão que eu sempre ficava me fazendo. Seria de um rio submerso (se é que isso existe…ahhaha)? Vale a pena subir e desvendar o mistério. Amamos a experiência.

Quando retornar ao Buraco do Padre quero muito voltar à essa piscininha natural e explorar também os outros pontos da Trilha do Favo.

Estrutura do Parque Buraco do Padre

O Parque tem estacionamento, banheiros e área para pique-nique. Além disso, possui também uma lanchonete, o Café do Lobo. Pelo que vi eles servem apenas lanches.

Como não comemos nada, não sabemos se os lanches são bons ou não. Ao menos tem uma opção se você não tiver levado lanche ou não quiser se preocupar em levar. Mas, fique atento pois, o Café do Lobo, abre apenas nos fins de semana e feriados.

Toda essa estrutura fica no início da trilha, portanto, é uma boa ir ao banheiro antes de começar a caminhada.

Quando visitar e quanto custa a entrada no Buraco do Padre

A visita pode ser feita de quarta à domingo e feriados das 9:00 às 17:00 horas, sendo que os visitantes devem sair até às 19:00.

Antes de ir para lá, verifique se o parque realmente estará aberto. Pelo menos uma vez por ano eles mantem o parque fechado durante um mês. De acordo com informações das redes sociais do Buraco do Padre esse fechamento acontece durante o mês de agosto.Entrada do Buraco do Padre

Para entrar no Parque é preciso fazer um cadastro com nome e CPF. Isso pode ser feito com antecedência pelo email: [email protected].

Fazer isso, com certeza agilizará seu passeio, ainda mais se você for em grupo. Depois que você passar pela portaria e pagar o ingresso, receberá uma pulseirinha.

preco-com-simbolo-do-dolar_318-77331 A entrada inteira custa R$20,00. Estudantes, professores da rede municipal ou estadual, pessoas acima de 60 anos e menores de 6, pagam meia. Não esqueça de levar comprovante se você for pagar meia.

Buraco Do Padre Paraná

Onde fica o Buraco do Padre

O Buraco do Padre fica a aproximadamente 24 km do centro de Ponta Grossa, no bairro de Itaiacoca. Apesar de a estrada, que dá acesso ao Buraco, ser de chão e não ter muitas placas de sinalização, nós conseguimos chegar facilmente até lá. Usamos o Google Maps e foi tranquilo.

Buraco Do Padre Paraná

Endereço: Peri Pereira Costa. Setor Cercadinho – Distrito de Itaiacoca, Ponta Grossa.

Dica esperta

Essa é mais uma dica de lugar que dá pra você conhecer se estiver viajando para região de Curitiba ou litoral Paranaense. A atração fica a 100 km de Curitiba e 300 km de Londrina. Vale a pena, fazer um pequeno desvio e parar para conhecer essa atração.

No entanto, é também um lugar para incluir no seu roteiro pelos Campos Gerais do Paraná, que é cheio de lugares dignos para turistar, como o Parque Histórico de Carambeí, Parque Estadual de Vila Velha, Castrolanda, Colônia Witmarsum, sem contar outros atrativos naturais que tem ali por Ponta Grossa mesmo.

A região dos Campos Gerais é linda demais! É uma das regiões que a gente mais gosta no Paraná. Por isso, sempre que podemos viajamos para lá.

Onde dormir em Ponta Grossa

De todas as vezes que fomos para aquela região, não nos hospedamos em nenhuma pousada ou hotel de Ponta Grossa.

Mas, uma dica legal, se você quiser se hospedar na cidade é consultar uma opção pelo Booking. Na grande maioria das vezes que viajamos para cidades maiores, pesquisamos nossa hospedagem por esse site, que oferece ótimos preços e com facilidade para efetuar as reservas.

O booking é um dos nossos parceiros. Portanto, se você fizer uma reserva usando a caixinha de busca abaixo, estará nos ajudando a continuar produzindo novos conteúdos aqui no blog. Nós receberemos uma pequena comissão mas, você não pagará nada a mais por isso. E nós ficaremos gratos!! 🙂

Booking.com

Lembre-se

  • De levar repelente e protetor solar.
  • Se for no verão e quiser fazer a Trilha do Favo vá de chapéu ou boné.
  • De levar água e um lanchinho para trilha.
  • De descartar o seu lixo em local adequado. A trilha não é um deles.
  • De não retirar nada da natureza.
Trilha para o Buraco do Padre
Nossa primeira visita ao Buraco do Padre foi com esse grupo heterogêneo e super divertido.

Espero que você possa aproveitar essa dica de lugar para visitar pelo Paraná. Nós gostamos muito, pois, foi mais um lugar encantador que esse nosso estado oferece pra gente ficar bem pertinho da natureza.

Compartilhe o artigo para turistar com os amigos. E pra ficar por dentro de todas as nossas aventuras no Paraná, siga-nos nas redes sociais.

Keila Kubo

0 comentário em “Buraco do Padre, a impressionante furna com cachoeira em Ponta Grossa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo