Pico Agudo em Sapopema: onde dormir, comer e o que mais fazer na região.

Hora de compartilhar com você a mais recente e também incrível viagem de feriado que vivenciamos. Foi bom demais passar três dias em Sapopema que com toda a sua simplicidade nos fez ter muitas sensações diferentes (uma delas foi a alegria de subir ao Pico Agudo). Já havia sugerido Sapopema, no post sobre sete lugares para curtir nos feriados, se não viu ainda, clique aqui.

Fazia muito tempo que não íamos a Sapopema, e amei voltar pra lá e rever o Salto das Orquídeas, conhecer lugares diferentes e fazer novas amizades. Dessa vez, viajamos junto com meu irmão, cunhada e prima, o que fez a aventura ser ainda melhor.

ATENÇÃO ESSA VIAGEM FOI REALIZADA EM ABRIL DE 2017: Preços e experiências podem ter tido alterações, principalmente agora, com esse período de PANDEMIA que estamos passando. Antes de ir pra lá, entre em contato com os locais e responsáveis, pois estão recebendo os visitantes apenas com agendamento antecipado.

Pico_agudo_sapopema_parana

Foto: Keila Kubo

ONDE FICA SAPOPEMA?


Sapopema é uma cidade do norte do Paraná que fica à 125 km de Londrina. É uma pequena cidade, com pouca infraestrutura para receber os turistas, mas com muitas riquezas naturais que encantam aqueles que gostam de aventura e contato com a natureza. Para chegar lá é só pegar a saída para Ibiporã e depois de Jataizinho seguir pela PR-090. É uma viagem bem curtinha e dá tranquilamente para fazer um bate e volta, ou ainda aproveitar um fim de semana inteiro por lá. Atrações não irão faltar, certeza!

QUAIS ATRAÇÕES VISITAMOS?


Até onde eu sei, as atrações em Sapopema são todas naturais. Nós ficamos lá, por dois dias e meio e conseguimos fazer quatro passeios diferentes, porém vou relatar com mais detalhes, apenas 3 desses, que são os que mais gostei.

Toca_da_buzina_sapopema_
Trilha para chegar à Toca da Buzina.

O único lugar que fomos, mas não entrou nessa lista é a Toca da Buzina, que apesar de ter sido divertido não gostaria de ir novamente. Quem me conhece sabe que sou meio medrosa, quando existe possibilidade de algum contato com insetos e animais, mas se você for do tipo de pessoa que gosta de grutas não deixe de conversar com o pessoal do Sítio Matias e se informe sobre essa trilha. Existem, ainda, outras cachoeiras que ficarão para a próxima visita e consequentemente para outro post.

Toca_da_buzina_Sapopema_parana
A fenda conhecida como Toca da Buzina.

CASA DE PEDRA

A Casa de Pedra é um sítio arqueológico que fica em uma propriedade particular no bairro de Vida Nova, em que os proprietários abriram para receber turistas. O mais interessante desse passeio é seu valor histórico, pois lá foram encontrados indícios de vida primitiva, como pontas de flechas feitas de pedra lascada.

3
Foto: Keila Kubo

O acesso à Casa de Pedra é por meio de uma caminhada que primeiro passa por um pasto com terreno bem inclinado e depois por uma pequena trilha com vegetação, pois é bem na beira do riacho. Mas, achei bem fácil chegar lá, mesmo estando com nosso menino.

Em dias quentes, deve ser um local bacana pra se refrescar. Infelizmente, as fotos não ficaram legais. Como estava chovendinho quando saímos para a trilha, o marido não quis levar a câmera. Com isso tirei fotos apenas com o celular…#preciso de uma GoPRO…rsrs.

Esse passeio custou R$ 10,00 por pessoa e quem nos levou foi o Valdinei que é o proprietário do Sítio Matias. Para combinar entre em contato com eles: facebook.

PICO AGUDO

O Pico Agudo é a atração mais conhecida e mais procurada para visita na região de Sapopema e tem aproximadamente 1.100 metros de altura em relação ao nível do Mar. Eu simplesmente adorei conhecer e encarar a subida. O Pico Agudo fica no bairro do Lambari, há aproximadamente 30 km do centro de Sapopema, sendo 25 de estrada de terra. Pra quem sai de Londrina, a entrada para o pico é antes de chegar em Sapopema.

Sapopema_paraná_pico_agudo_visão
Foto: Keila Kubo

A estrada de terra que leva até o Pico Agudo estava boa mas, em alguns trechos a subida é bem inclinada, tanto é que carros com motor 1.0 sobem com dificuldade, quando sobem. Você precisa judiar um pouco do carro para ele subir. Nós conseguimos, mas ficamos com dó do carro, que era do meu irmão. Nesse passeio, só fomos eu, meu irmão, cunhada e prima. O marido ficou com o nosso pequeno no sítio, pois definitivamente, o Pico Agudo não era lugar pra ele.

Pico_agudo_parana_sapopema
Grande parte da trilha é em mata fechada, então o descanso é com sombra e bem fresquinho. Foto: Adriel Lima

O percurso na subida, pode levar de 1h30 a 2h de caminhada, isso já contando com as paradinhas para descansar. Fiquei ofegante já no início da trilha que começa com uma inclinação….rsrs. Existem alguns trechos que é preciso se apoiar em cordas para subir. Mas, foi bem tranquilo. Eu nunca tinha feito uma trilha desse tipo, gostei demais e terminei com vontade de fazer outras.

Pico_agudo_Sapopema_parana_Subida
Foto: Keila Kubo

Resolvemos fazer a trilha com uma guia, a Mariana que é moradora da região e presta esse serviço de acompanhar os visitantes por Sapopema. Ela conhece bem o trajeto, é super animada e fez a aventura ser ainda mais legal! Para ir com ela, é preciso contactá-la e combinar.  Ainda tivemos a sorte de conhecer outras pessoas super legais que fizeram a trilha junto com a gente, a nossa sintonia foi muito boa. Experiência maravilhosa!

Sapopema_Parana_pico_agudo
Foto: Keila Kubo

Para acessar o Pico Agudo é preciso pagar uma taxa que é a parte do valor da guia. Para falar com ela clique aqui (você será redirecionado para o WhatsApp dela).

Recomendo fazer a trilha com um guia. Principalmente se você for iniciante na prática de trilhas em montanhas. Eu tenho certeza que ir com a Mariana fez muita diferença, principalmente por ser a primeira vez que estávamos indo. Eu não tinha nenhum tipo de experiência em subir montanhas, então recebi ótimas dicas da Mariana. Inclusive a calça que usei, foi emprestada por ela (pra ver a minha falta de noção…rsrs). Sem contar a segurança que é estar com alguém que conhece bem o local.

ATENÇÃO: Nesse período de PANDEMIA, o Pico Agudo está recebendo apenas com agendamento antecipado. São permitidas a entrada de apenas 30 pessoas em cada período.

pico_agudo_sapopema_parana (2)
Foto: Adriel Lima

Observações importantes:

  • Em nossa experiência percebemos que não compensa tentar fazer dois passeios no mesmo dia em que fizer o Pico Agudo. Nós queríamos, mas levamos quase o dia todo, pois tudo é bem demorado, a estrada de terra, a caminhada, a contemplação, a descida…etc. Vale a pena reservar um dia inteiro só pra ele e curtir bem. Inclusive escrevi um post detalhando a questão das distâncias dos atrativos, sugiro fortemente a leitura: aqui.
  • Não dá pra levar muita coisa, pois a caminhada é longa e cansativa. Mas, leve água e um lanchinho. Assim, você não fica preocupado em descer pra almoçar e curte bem a paisagem lá de cima que é maravilhosa. (Tem um post mais recente também falando de um local mais próximo ao Pico Agudo: aqui).
  • Na minha opinião, lá não é local para levar criança pequenas, pois tem trechos bem perigosos (e olha que vimos crianças). Eu fiquei imaginando que, se o meu filho estivesse comigo eu não aproveitaria nada. Pois, teria que carregar ele no colo em muitos momentos, iria ficar preocupada em olhar pra ele e só acabaria estressada e cansada.
  • É bom lembrar de levar repelente, protetor solar, ir de roupas confortáveis, de preferência calça e camiseta de manga cumprida, pois tem alguns trechos que o mato pode machucar e claro calçados apropriados para fazer longas caminhadas.

SALTO DAS ORQUÍDEAS

O Salto das Orquídeas continua lindo! Como disse antes, foi muito bom retornar nesse lugar. A última vez que estivemos nele foi duas semanas depois de nos casarmos e estávamos juntos com a família Lima, a minha família por parte de pai. Portanto, temos ótimas recordações que só melhoraram.

salto das orquideas_sapopema
A trilha é pelo lado esquerdo dessa que é a primeira queda á’gua.

Apesar de já conhecer o Salto resolvemos ir novamente com a Mariana. O que foi ótimo já que ela nos levou por uma trilha diferente do trajeto que fazíamos antes. Achei mais fácil e seguro de acessar as cachoeiras por essa trilha.

Sapopema_Parana_salto_das_orquideas
Segunda cachoeira da trilha.

A trilha é toda na beira do riacho e tem cordas em alguns trechos também. Dessa vez estávamos com nosso grupo completo. Além de mais um casal que já havíamos conhecido no dia da trilha do Pico Agudo. Ao fazer a trilha toda, é possível contemplar quatro cachoeiras.

Salto_das_orquideas_parana_sapopema
Salto das Orquídeas.

Nosso menino se saiu muito bem nessa trilha, mas resolvi não percorrer o trajeto inteiro com ele. Pois, seria cansativo demais, sem contar que a parte que ele não foi era mais perigosa também. Enquanto o pessoal desceu para ver o Salto das Orquídeas, eu e ele ficamos esperando e curtindo um pouquinho a natureza.salto_das_orquideas_parana_sapopema_

Levamos em torno de 4 horas para percorrer tudo, tirar várias fotos, sentar um pouco, curtir. Mas, se você quiser pode ir pra aproveitar o dia todo. Em dias quentes dá pra se refrescar bastante. Nós apenas fizemos Hiking, pois o clima não estava agradável pra dar uns mergulhos.

IMG_4310
Última cachoeira da trilha. Ótimo cenário para uma posição do Pilates hahá.

Observações:

  • Lembrando que o lugar é lindo e maravilhoso, mas é preciso fazer tudo com muito cuidado e sem extravagâncias para que o passeio acabe bem para todos. Não é recomendado saltar nos poços das cachoeiras, pois sempre tem muitas pedras e isso é super perigoso. Outra medida de segurança é, sempre nadar mantendo a cabeça para fora ou bem próximo a superfície da água, assim você consegue ver se tem alguma coisa que pode ou não obstruir sua passagem.
  • O local não tem salva vidas nem qualquer equipamento de flutuação. Se você não souber nadar, para sua segurança, é melhor não se arriscar em águas profundas.
    Salto_da_orquideas_sapopema_parana
  • Se for com crianças o cuidado deve ser redobrado. Tivemos que ficar de olho no nosso pequeno o tempo todo e em muitos momentos de mãos dadas. O bom de estarmos eu e o marido, é que a gente faz revezamento. Uma dica é ir com crianças que tenham costume de fazer trilhas ou caminhadas, pra que você não precise carregar no colo por muito tempo. No nosso caso, só carregamos o filhote na volta e isso porque queríamos acelerar o passo, se não, ele teria andado quase todo o trajeto (créditos para o colinho do tio…valeu irmão!). Na volta tem uns trechos cansativos, pois é subida em algumas partes. A dica é não voltar com pressa e a caminhada fica tranquila.
  • E outro detalhe importantíssimo: pra que o lugar continue lindo é preciso preservá-lo, então nunca é demais lembrar de recolher o seu próprio lixo, pois não tem lixeira pelas trilhas.
  • Na chegada ao Salto das Orquídeas tem uma lanchonete com banheiro e um espaço para camping.

ONDE DORMIMOS?


Como disse antes, Sapopema não conta com uma estrutura para o turismo (eles tem tentado se organizar). Mas, há algumas poucas opções de hospedagens, mesmo que bem simples. Para quem gosta de mochilão, vai se sentir em casa. O pessoal da Fazenda Abaeté nos indicou o sítio do Matias para acampar, pois, era isso que nós queríamos.

Estrada_vida_nova_sapopema_parana
Estrada para o sítio Matias no Bairro Vida Nova. Foto: Keila Kubo

O Sítio Matias fica no bairro Vida Nova, um bairro de Sapopema, afastado do centro, com uma distância de aproximadamente 15 km. Em torno de 12 km a estrada é de pedra e mais 3 km de chão. A paisagem é linda, cheia de vegetação e muito pasto.

Sitio_matias_sapopema_pAran-a_casa
No Sitio Matias é possível se hospedar nos quartos da casa ou em barracas próprias. Para o camping tem um banheiro externo nos fundos da casa.

Essa experiência no Sítio Matias foi totalmente diferente de todos os campings que já fomos na vida. O pessoal de lá compartilhou sua casa e sua vida com a gente. Vou tentar explicar: nós armamos nossa barraca em um dos pastos que escolhemos, mas pudemos compartilhar os espaços da casa, como banheiro, cozinha e varanda com a família que nos recebeu.Passeio_a_cavalo_sitio_matias.JPG

Foi tipo uma casa compartilhada, como no Airbnb, mas ao invés de termos dormido nos quartos da casa, dormimos na nossa barraca. Foi muito legal, pois, pudemos conhecer um pouca da região, das histórias, da vida dos moradores de Sapopema pelos olhos daquela família que nos hospedou. Parecia que estávamos na casa de algum parente distante de tão bem que fomos recebidos. Fez a viagem ser ainda mais bacana. Sítio_matias_sapopema

Sei que a maioria das pessoas gostam de ter privacidade e ficar confortáveis quando viajam. Eu também gosto (também gosto de ser mochileira…ehehe), mas com essa experiência, em Sapopema, aprendi que viajar e compartilhar a vida com as pessoas que nos recebem deixa tudo ainda mais interessante e divertido.

Sitio_matias_sapopema_parana_galinha

A casa é bem simples e não conta com uma estrutura de pousada que foi planejada para isso. É apenas uma casa no sítio. Mas, nós gostamos muito de ter ficado lá e voltaríamos com certeza.

Sitio_matias_foqueira_sapopema_parana

O nosso menino amou: andou a cavalo, brincou com as galinhas, viu os porcos sendo alimentados, presenciou o Valdinei (proprietário do Sítio) tirando leite da vaca, brincou na fogueira. Teve muitas experiências incríveis e veio embora falando que estava com saudade e que queria voltar logo…ehehhe….nós também.

Lá, tem café da manhã, almoço e jantar. Basta combinar que a Sueli, esposa do Valdinei, cozinha tudo com muito carinho e dedicação. Comida caseira, regional e com muitos produtos naturais. Delícia! O Valdinei fez um churrasco delicioso pra nós, com direito a carne de carneiro. Se quiser, ainda dá pra comprar doces e queijos pra trazer pra casa. Destaque para o requeijão que trouxemos e foi devorado rapidamente…rsrs.

cafe_da_manha_sapopema_sitio_matias

Tarifas no Sítio Matias: camping a partir de R$ 20,00 a diária por pessoa; almoço e jantar R$ 25,00 cada; café da manhã R$ 15,00. Se você preferir, pode ficar em um dos quartos da casa. Consulte os valores com a Sueli, pelo telefone (43) 998148826 e se quiser mais informações e fotos acesse o facebook deles. É preciso levar dinheiro, pois eles não recebem pagamento com cartão.

ATENÇÃO: OS PREÇOS PODEM SOFRER ALTERAÇÕES.

ONDE MAIS COMEMOS EM SAPOPEMA?


PANUTRI

Quando nós chegamos em Sapopema, por volta de 9h da manhã, em uma sexta-feira que era feriado, quase tudo estava fechado, mas havia uma boa padaria e conveniência aberta, o que nos permitiu tomar café da manhã. Não vimos nenhuma outra opção de estabelecimento com uma estrutura bacana, então ficamos muito felizes quando passamos em frente a Panutri, que fica no centro da cidade, na avenida principal.

FAZENDA ABAETÉ

A Fazenda Abaeté, foi o primeiro contato que tivemos quando resolvemos ir pra Sapopema. A Sandra que é a proprietária foi muito eficiente e simpática ao me atender, tirou todas as minhas dúvidas e indicou o Sítio Matias para o camping.fazenda_abaete_sapopema_parana_.JPG

A Fazenda é uma pousada, porém eles também recebem os turistas para almoço ou café da tarde. Mas, atenção, é preciso agendar com antecedência e estar com um grupo de no mínimo 6 pessoas. 

Nós almoçamos lá no último dia em que estivemos na cidade. A Fazenda Abaeté também fica no Bairro Vida Nova, a uns 12 km de distância do centro. São vizinhos do Sítio Matias e muito companheiros. A Fazenda conta com uma estrutura mais preparada para receber os turistas. Não cheguei a visitar os quartos, porém os espaços da sala de estar, jantar e varanda são bem aconchegantes.

Fazenda_abaetê_varana_sapopema_parana.JPG

A refeição servida estava uma delícia! Comida caseira e também feita com ingredientes fresquinhos.

ATENÇÃO: Nesse período de pandemia, a Fazenda Abaetê não está oferecendo almoço ou jantar. Apenas a opção de alugar uma casa, que tem duas suítes e que fica a parte da casa principal da fazenda.

O telefone para contato é (14) 981672187 (WhatsApp) / Instagram: @fazendaabaete e facebook

fazenda_abaete_sapopema_Parana_bebida.JPG


Como disse no início deste post, essa viagem nos despertou diferentes sensações. Uma delas foi a alegria de ser recebidos com tanta hospitalidade e simpatia. Esse foi o grande diferencial dessa viagem. Com certeza a saudade não é apenas das aventuras e dos lindos lugares que passamos, mas também das amizades que nasceram naquele feriado. Quando terminamos nossa viagem a sensação foi de gratidão por tudo o que vivenciamos e pelas pessoas que pudemos ter o prazer de conhecer.

Sapopema, com certeza voltaremos para prestigiar ainda mais desse turismo natural e dessa hospitalidade que vocês tem!

E assim termina mais um post da nossa aventura, com dicas e informações. Se tiver alguma dúvida é só perguntar nos comentários que teremos o prazer em responder.

Siga-nos pelo Facebook e Instagram, assim você fica por dentro de todas as novidades. E também dá pra seguir o Blog, é só se inscrever com seu endereço de e-mail.

IMG_4049

LEIA MAIS SOBRE SAPOPEMA

17 passeios que você pode fazer em Sapopema

Onde dormir em Sapopema: Review da Fazenda Abaeté.

O que você precisa saber sobre o seu deslocamento em Sapopema.

24 comentários em “Pico Agudo em Sapopema: onde dormir, comer e o que mais fazer na região.

  1. Parabéns pelo seu blog, sou formada em Turismo e achei muito importante essa valorização que você faz aqui da região,posts muito interessantes, atraem a gente para conhecer os lugares . Sucesso

  2. Olá, Keila.
    Usamos as suas dicas aqui e fomos seguindo seus passos! Fomos muito bem recebidos pela Sandra da Fazenda Abaeté e também pela Sueli e Valdinei no Sitio do Matias. Acampamos assim como você.
    Nossos Guias foram Leandra para o Pico sob Agudo e pelo Augusto no Salto das Orquídeas, pessoas incríveis e verdadeiros intusiastas da natureza e beleza regional.
    Outra pessoa que não devo deixar de mencionar é a Dona RAQUEL. Ela abriga em sua propriedade um verdadeiro berço de Garças e Capivaras. Pudemos presenciar o lindo retorno das Garças aos ninhos.
    Muito obrigado pelos posts foi de grande valia.
    E Parabéns pela iniciativa, você fomentou o turismo regional!!!!!

    1. Olá, Tiago! Que legal!! Essa região é muito linda!! Fico muito feliz de saber que vocês tiveram uma ótima experiência, assim como nós. Relatos como o seu me motivam a continuar esse projeto.
      A dona Raquel eu não conheci ainda, mas já vou querer voltar pra conhecer a propriedade dela…hehe.
      Obrigada por compartilhar a aventura de vocês!! 🙂

  3. Boa dia!! Ótimas informações, gostaria de saber se é possível fazer Pico Agudo e a Trilha do Salto das Orquideas no mesmo dia? No aguardo, obrigada.

    1. Olá Luana! Que bom que gostou! Olha, nós não conseguimos fazer. A nossa ideia era fazer o Pico de manhã e o Salto das Orquídeas à tarde. Acabou não dando tempo, uma porque nós saímos de Sapopema às 9 horas da manhã. Aí até chegar ao Pico e fazer a trilha de ida e volta ficou tarde demais. Só retornamos à Sapopema às 16h00. Depois, percebi que foi melhor que não fomos nos dois lugares no mesmo dia. Ficamos bem cansados da subida e descida do Pico. A trilha do Salto das Orquídeas cansa menos, mas cansa também. Com isso, quero dizer que tudo vai depender do seu nível de condicionamento físico, pra aguentar fazer as duas trilhas. E também do horário de chegada ao Pico. Não posso dizer que não dá tempo de fazer os dois, mas na minhão opinião fica bem corrido…e com isso não dá aproveitar nenhum dos dois com calma.

  4. nossa adorei o post estivemos ai esse fim de semana , não conseguimos chegar até o pico do agudo, achamos longe o lugar ,não chegava nunca !! kkk desistimos no meio da estrada ,mas foi bom porque não estávamos preparados para essa aventura pelo que pude ler , Deus sabe de todas as coisas , mas vamos nos programar certinho pra ir , adorei as dicas !! obrigada

    1. Olá Magda, que bom que gostou do post.
      Em uma próxima vez, tente entrar em contato com alguém para guiá-los até o Pico Agudo. Fica um pouquinho mais caro, mas vocês chegam com mais facilidade até o local e fazem o passeio com mais tranquilidade e segurança. Pelo que sei, agora a Mariana está fazendo pacotes com transporte incluído. Vale a pena dar uma olhada. No mais, muito obrigada por compartilhar sua opinião e experiência.
      Grande abraço!
      Keila Kubo

  5. Oi Keila, procurando informações sobre o Pico Agudo me deparei com seu post. Amei! Obrigada por compartilhar essa aventura. Eu pensei em levar meus filhos no Pico (6 e 9 anos). Após a leitura do seu post percebi que não era viável, principalmente porque eu quero curtir muito esse momento. Vou seguir seu roteiro.
    Obrigada!!!
    Bjs

  6. Seu post está maravilhoso!! explica muito bem e em detalhes, parabéns!! Vamos passar o ano novo em Sapopema e possivelmente subir o Pico. Gostaria de saber se tem algum meio de transporte para o pico, ou temos que ir com condução própria? Obrigado

    1. Oii!! Ahh desculpe!! Não tinha visto seu comentário!! Só hoje!! Obrigada, viu! Que bom que gostou do post. Deu certo sua ida à Sapopema? Se precisar saber de algo mais, pode perguntar que te respondo, tá. Siga a gente lá no instagram também, que sempre estou ativa. Facilita a comunicação também: @turistandopeloparana. Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo