Ribeirão Claro, uma cidade cheia de aventura e lindas paisagens.

Já mencionei rapidamente, Ribeirão Claro aqui no blog, entretanto este post traz outros detalhes, baseados em nossas última idas para lá.  Foi muito bom retornar e vivenciar um pouquinho daquele lugar maravilhoso, tirar lindas fotografias e fazer novos contatos.

Ribeirão Claro_Paraná_.jpg

Post original em 30 de abril de 2017.

Atualização em 17 de maio de 2019.

O que fazer em Ribeirão Claro

Ribeirão Claro é uma cidade do norte do Paraná que tem diversas opções de passeios para curtir a natureza, se aventurar ou mesmo descansar. As opções de lugares e serviços vão do custo mais baixo até o mais elevado.

Nós gostamos muito de ter conhecido a cidade e ter vivenciado um pouquinho dos atrativos turísticos dali. Por isso, sempre que possível retornamos e aproveitamos para conhecer novos lugares.

Abaixo relatamos os lugares e aventuras que já vivenciamos na região.

Ribeirão Claro - igreja
Em uma de nossas idas para a cidade, paramos no centro, para tomar um café em uma padaria e tirar umas fotografias na igreja da praça central da cidade, que é conservada e linda.

Ponte Pensil de Ribeirão Claro

Um dos pontos turísticos da cidade é a Ponte Pênsil Alves Lima. Fomos conhecer a ponte apenas em nossa terceira visita à cidade e fiquei apaixonada. Aliás, ficamos apaixonados, porque o marido já falou que quer ir lá pra pescar.

A ponte pênsil liga o estado do Paraná ao estado de São Paulo e está sobre o Rio Paranapanema. Apenas três pontes desse tipo foram construídas no Brasil, e todas foram tombadas como patrimônio histórico (1). Atualmente, há outra ponte bem próxima onde os carros podem transitar. A ponte Pênsil, está lá apenas para a contemplação e trânsito de pedestres.

Ponte Pensil_Ribeirão Claro_Paraná_.JPG

A ponte é linda, o rio é lindo, a paisagem é linda! Valeu a pena passar por lá. De brinde, na estradinha que dá acesso a ponte, nós ainda fomos surpreendidos com a linda Cachoeira Véu da Noiva.

Vista do Mirante para Cachoeira Véu da Noiva que fica na beirada da estrada.

Represa Chavantes

A Represa Chavantes é a grande atração de Ribeirão Claro. Ela pode ser contemplada de diferentes áreas da cidade. De longe a gente vê uma imensidão de águas azuladas. É muito lindo! Além da contemplação é também um lugar muito gostoso para se refrescar.

Em dias quentes a água fica em uma temperatura muito agradável. No entanto, lembre-se de não se arriscar se não souber nadar pois, por lá não tem nenhum tipo de salva vidas.

O Reinaldo, proprietário e condutor da Pousada Ruvina, nos levou a um local reservado e bem bacana pra dar uns mergulhos na represa, que só pode ser visitado com alguém que tenha autorização, já que as áreas em volta da represa são particulares.

Represa Chavantes_Paraná_ribeirão Claro

Apesar de estar um dia friozinho, o Léo e o paizão resolveram entrar um pouquinho na água. Disseram não estar tão gelada, mas ficaram uns 15 minutos apenas.

Pra quem gosta de pescar é uma tentação também. É outro lugar que o marido quer voltar com as varas e iscas.

Morro do Gavião

O morro tem 900 metros de altitude e fica bem de frente com a Represa Chavantes. Certeza de uma paisagem linda. Em nossa primeira visita ao Morro, também fomos acompanhados pelo Reinaldo.

Da Pousada Ruvina até o Morro do Gavião tem em torno de 24 km . Não é pertinho, levamos em torno de 30 a 40 minutos para chegar até lá (tem alguns trechos de estrada de terra).

Morro do Gavião_Paraná_ribeirão Claro

Apesar de termos ido com guia, você pode ir sozinho até o morro que fica em uma propriedade particular. Por enquanto, eles ainda não cobram taxa de visitação, mas não sei até quando vão sustentar isso. Agora eles cobram uma taxa de R$ 3,00 para acessar o morro.

Morro do Gavião

É possível estacionar o carro bem próximo ao início da trilha. Restando uma caminhada de aproximadamente 20 minutos até o topo do Morro.  Apesar de cansar um pouquinho, a subida foi tranquila e fácil. E a recompensa no final é uma paisagem muito linda! Dá para enxergar quase toda a extensão da represa Chavantes de lá de cima.

Ribeirão Claro_morro Do Gavião_Parana

Em nossa última visita ao Morro, em janeiro de 2019, estavam melhorando a trilha de acesso ao seu topo. Faltava pouco para terminar a reforma. Neste dia, não conseguimos aproveitar a vista lá de cima, pois começou a formar um temporal com muitos raios e tivemos que descer.

Se você resolver subir e aproveitar a vista, passar um tempo por lá e fazer um pique-nique, não esqueça de carregar seu lixo com você.

Como disse o Morro do Gavião fica em uma propriedade particular, a Fazenda São João. Lá tem um restaurante que serve apenas porções e bebidas. O estabelecimento é bem bonito e aconchegante.

Fazenda São João_Ribeirão Claro_paraná
Restaurante da Fazenda São João.

Comemos uma porção de batata frita apenas. Não sei dizer da qualidade das outras porções mas, a batata serviu pra dar uma enrolada na fome que já estava começando a aparecer quando fomos para lá.

Atividades na Pousada Ruvina

A Pousada Ruvina é afastada da Represa Chavantes mas, em todas as vezes que fomos para Ribeirão Claro foi o lugar onde ficamos para dormir. Desde a nossa primeira ida para lá, houveram algumas modificações nas atividades para fazer na Pousada.

Há pelo menos um ano, eles abriram uma agência de turismo de aventura,  a Pioneiro Aventuras, o que melhorou muito a qualidade das atividades oferecidas pela Pousada. Agora todas as atividades tem são feitas com condutores capacitados e com seguro aventura.

Quem fica na pousada tem desconto em todas as atividades da Pioneiros Aventuras. Mas, quem não está hospedado por lá, também pode fazer qualquer uma das atividades oferecidas por eles. Abaixo relato para vocês o que nós já fizemos com eles, incluindo as atividades quando ainda não havia a agência.

Tirolesa Ruvina

A tirolesa que fica na pousada é pequena mas, despertou a nossa adrenalina. Tem apenas 12 metros de altura. Para acessar a base de saída é preciso subir uma escada que, para mim, já foi um desafio.

Tudo foi feito com muito profissionalismo e segurança. Na época (abril de 2017) era o Thiago, que comandava as atividades radicais da pousada. Ele nos passou muita tranquilidade e explicou tudo direitinho para que tudo corresse bem e que fosse divertido.

Na época que descemos a tirolesa ainda não havia a Pioneiro Aventuras na Pousada. Mas, eles já estavam caminhando para o profissionalismo nas atividades oferecidas na pousada.

Custo: R$30,00 (para hóspedes da Pousada Ruvina e R$ 25,00).

Trilha Serra das Pedras

Caminhada_Serra das Pedras_Paraná_Ribeirão Claro

Além da tirolesa, nesta mesma viagem, fizemos também uma caminhada até o topo da Serra das Pedras, que tem uma paisagem maravilhosa de outras serras e também da Represa Chavantes.

São aproximadamente 3 km de caminhada (somando a ida e a volta). A Subida até o topo do morro cansa um pouquinho, mas é bem tranquila, principalmente pra quem está acostumado a fazer trilhas e caminhadas.

Serra das Pedras_Ribeirão Claro_Paraná

Nós que nem temos um condicionamento físico tão bom assim, não sofremos muito, isso que tivemos que carregar a nossa criança no colo em alguns momentos.

De qualquer maneira no final valeu a pena. Muitos foram os fatores que contribuíram para isso: a paisagem linda que se pode ver lá de cima, o bate papo durante o percurso, as fotografias lindas que trouxemos de lá e a oportunidade de contemplar o pôr do sol em meio à natureza.

Serra das Pedras_Paraná_Ribeirão Claro

Custo: R$ 40,00 (para hóspedes da Pousada Ruvina R$ 35,00).

Trilha Morro do Avião

Fiz a trilha do Morro do Avião em minha última viagem à Ribeirão Claro junto da amiga, Bernadete (em janeiro de 2019).

A trilha Morro do Avião tem em torno de 7 km no total. A maioria do trajeto é feita pelo pasto, apenas um pequeno trecho é realizado em uma mata. Com isso, é muito importante passar protetor solar e usar roupas que protejam do sol, principalmente em dias quentes. Em nosso passeio o dia estava bem nublado, então, não sofremos nada com o sol.

O Morro do Avião tem aproximadamente 1000 metros de altitude em relação ao nível do mar. Tem uma visão muito privilegiada de boa parte da região. É um festival de paisagens lindas de diversos pontos do Morro.

Custo: R$ 60,00 (para hóspedes da Pousada Ruvina R$ 55,00)

Rapel Cânion Ruvina

Outra atividade que fizemos nesta viagem de janeiro foi o Rapel no Cânion Ruvina. Nunca havia feito rapel e gostei muito. Confesso, que fiquei um pouco com medo no início, mas depois superei.

Este rapel tem três descidas em pequenas quedas d’água de 25 a 30 metros. É uma altura significante para quem nunca fez rapel.

A parte que fiquei mais cansada foi durante a trilha de retorno para a pousada. É uma trilha bem inclinada. Afinal, depois de tanto descer, em algum momento teríamos que subir, não é mesmo?

Eu e a Berna, ficamos acabadas de canseira depois que terminamos o trajeto. Isso porque, fizemos o Rapel no mesmo dia em que fizemos a Trilha do Morro do Avião. O esforço físico foi intenso. Mas, mesmo assim amei!!  Em uma próxima vez, e com as atuais condições físicas que estou, eu faria apenas uma atividade em cada dia.

A Pioneiro Aventuras opera Rapel em outros lugares também como a Torre de Pedras e o Morro do Gavião.

Torre de Pedras

Para falar com a Pioneiro Aventuras, ter mais informações e reservar atividades você pode usar este link. A Pioneiro Aventuras é uma de nossas parceiras. Portanto se você fizer uma reserva com eles através do link, estará nos ajudando a manter o blog, pois receberemos uma pequena comissão. Este link te redicionará para o WhatsApp da Pioneiro Aventuras.

A Pioneiro Aventuras funciona todos os dias da semana. Apenas é preciso agendar as atividades com antecedência.

Custo do Rapel Canion Ruvina: R$ 150,00 (para hóspedes R$140,00).

Onde dormir em Ribeirão Claro

Camping e Pousada Ruvina

Uma das opções de hospedagem de Ribeirão Claro é a Pousada Ruvina, que também tem área para camping.

Pousada Ruvina_Ribeirão Claro_Paraná

A Ruvina é uma pousada rural com apenas três acomodações super simples. Os quartos são pequenos, apertadinhos, com apenas uma janela e um ventilador de coluna. Em cada quarto tem uma cama de casal e duas beliches. O banheiro é privativo, com chuveiro elétrico e com cortinas de plástico.

Pousada Ruvina Ribeirão Claro

Tudo muito simples e sem nenhum glamour. Mas, se você é do tipo de viajante que só quer um lugarzinho para dormir e tomar um banho, depois de um dia intenso de atividades e aventuras, com um preço bem baratinho, a Pousada Ruvina vai te satisfazer.

Já fomos quatro vezes pra lá. Em duas vezes dormimos nos quartos e em duas, em nossa barraca. Nas vezes em que fomos com o Léo ficamos acampados. Ele é alérgico e quartos pouco arejados podem atacar sua alergia. Para não correr o risco, ficamos em nossa barraca.

Pousada_ruvina_camping_Ribeirão Claro_Paraná

Para quem acampa, tem dois banheiros disponíveis com chuveiro elétrico. Tem também um espaço determinado para fazer fogueira. A área para camping tem um terreno bem plano. Gostamos muito de acampar por lá.

Porém na última vez que fui, estava acompanhada de uma amiga. Para facilitar nossa estadia, ficamos em um dos quartos. Tudo estava limpinho e não havia cheiro de quarto fechado. Se você tiver espírito de mochileiro vai se sentir bem instalado.

O que faz a gente sempre retornar lá é o clima de serra, a beleza das paisagens que tem ali por perto, a comida simples, mas saborosa que eles servem e a simpatia do casal que nos recebe.

Na pousada tem um redário em frente ao lago, ótimo para descansar, ler um livro e bater papo. Há dois anos, quando fui pra lá com o Léo e o Marcio, passamos bons momentos aqui. Depois de fazer algumas aventuras pela região, deitar nessa rede é tudo de bom.

Uma das coisas que mais gostamos quando estamos na Pousada Ruvina é de amanhecer entre as nuvens. Não é sempre que isso acontece, mas tivemos esse privilégio em algumas de nossas idas pra lá. É um cenário muito lindo!!

Pousada Ruvina_Ribeirão Claro_Paraná

Até a pouco tempo o wifi não havia chegado por lá. Porém, agora eles também estão conectados.

A diária do quarto é R$135,00 e o camping R$ 100,00 por pessoa com café da manhã, almoço e jantar incluídos. A comida feita na Pousada é no estilo rural e de acordo com os insumos que eles tem disponível.

Só para você ter uma ideia, em uma das refeições tivemos arroz, feijão, macarrão, carne de porco, frango caipira e salada. Um prato que amo comer quando vamos lá, é o nhoque caseiro que a Dona Nenê prepara. No café da manhã tivemos pão caseiro, queijo fresco e geleia caseira, além do leite com café.

Se você quiser pode ir lá apenas para almoçar (R$ 25,00) ou tomar um café rural (R$ 15,00). Mas, é preciso agendar com antecedência.

A Pousada Ruvina é nossa parceira também. Se você fizer sua reserva usando este link, nós receberemos uma pequena comissão.

Como chegar na Pousada Ruvina

Para chegar, é preciso sair do centro da cidade e pegar a Rodovia Parigot de Souza, rodar aproximadamente 6 km e entrar à direita, no local onde existe uma placa da pousada. Depois disso, você andará mais 7 km de estrada de terra, passará por diversas paisagens lindas e logo chegará.

Outras opções de hospedagem em Ribeirão Claro

Como disse antes, o único lugar que dormimos em Ribeirão Claro foi na Pousada Ruvina. Mas, se você for do tipo de pessoa que gosta de fazer aventura mas prefere quartos mais confortáveis e não se importa em gastar um pouco mais com hospedagem, pode procurar outra opção através do Booking.

Booking.com

O Booking é outro de nossos parceiros. Isso significa que se você fizer alguma reserva através de uma das caixas de pesquisa aqui do Blog, receberemos uma comissão. Mas, você não pagará nada a mais por isso.

Falei sobre as opções de hospedagem que gostaria de ficar, aqui.

Onde Fica e como chegar em Ribeirão Claro

Ribeirão Claro fica no Norte do Paraná na divisa com São Paulo. Para quem saí de Londrina a viagem é rápida e com lindas paisagens. São aproximadamente 190 km.

Para quem sai de Londrina: pegue a saída para Ibiporã e vá pela BR 369 em direção a Cambará. Próximo a Cambará, haverá uma bifurcação na estrada, pegue a entrada à direita, em direção à Jacarezinho, na PR 431. Depois de Jacarezinho permaneça na PR 431, em torno de 30 km e você chegará ao destino.

______________________________________________________________________________

Espero que tenha gostado de saber sobre essa cidadezinha cheia de cantinhos e aventuras para curtir. Para ficar por dentro de todas as novidades siga-nos em nossas redes sociais.

Até a próxima aventura!

Keila Kubo

***preços e serviços podem ser alterados. Consulte a pousada e agência para atualização.

****Tudo o que foi apresentado neste texto é baseado em nossas experiências e diz respeito a nossa opinião e impressão do que vivenciamos.

20 comentários em “Ribeirão Claro, uma cidade cheia de aventura e lindas paisagens.

1. Quando era criança minha família ia no Balneário das Cachoeiras, a famosa prainha, fazíamos a festa, alugávamos um quiosque com churrasqueira e passávamos o dia todo lá. Depois voltávamos para Santo Antônio da Platina.
    Lá também podia acampar.

2. Amei!!! Moro em Siqueira Campos, bem pertinho de Ribeirão Claro, lendo esse post decidimos ir esse fim de semana mesmo!! As atividades radicais da pousada tinham que pagar a parte?

1. Oi Gabriele!! Que legal!! Espero que tenham tido uma ótima experiência por lá!! Nós já estamos com saudade e com vontade de retornar. Grande abraço!

1. Oi Sabrina, tudo bem? O Camping fica na Pousada Ruvina (se você colocar o nome da pousada e a cidade no Google Maps, dá pra ver bem certinho onde fica). É possível acampar lá e pagar apenas o valor do camping. Mas, eles não tem cozinha comunitária. Vale a pena entrar em contato com eles para verificar os preços atualizados. Se tiver mais dúvidas e quiser falar comigo, chama lá no instagram ou na página do Face que te respondo também.

3. Meus pais tinham uma fazenda na região, que ficava a uns 12 kilometros de Ribeirão Claro, onde fui criado por anos e anos em minha infância e juventude, até preciso descobrir de onde é a primeira foto, onde um morro ao fundo parece ser um vulcão , pois em nossa fazenda tinha um morro igualzinho que escalávamos, tanto que muitos conheciam a fazenda como serrinha !

1. Olá José!! Que bacana. Esse morro é a Torre de Pedra. O pessoal faz escalada por lá e rapel. É muito bonito. Obrigada por compartilhar um pouco da sua história com a gente.

1. O morro é o mesmo que pertencia a nossa fazenda, que ficava beirando ao rio anhumas e muito perto, me orientei pelo Google maps, onde hoje é a pousada. Tenho uma foto idêntica do morro de meus tempos de menino e uma de 4 anos atrás. Escalava até o alto do morro com o meu irmão, amigos e primos e de lá víamos Ourinhos e outras cidades da região., estou falando dos anos 50 do século passado.